
O teto da Igreja de São Francisco das Chagas, na cidade de Porto, no norte do Piauí, desabou na madrugada desta quinta-feira (25), por volta das 5 horas. A paróquia, localizada às margens do rio Parnaíba, estava no roteiro da programação dos festejos religiosos da cidade, iniciados na quarta-feira (24). Somente o sacrário, o altar e as imagens e pinturas de santos escaparam ilesos do desabamento.
No momento do desabamento, o sacristão identificado apenas como Arnaldo Santos estava no local, quando ouviu estalos e conseguiu sair da igreja a tempo, sem ferimentos. A missa prevista para às 6 horas da manhã foi cancelada, e toda a programação religiosa dos festejos de São Francisco das Chagas foi alterada em razão do desastre.
A igreja estava em reforma para substituição do antigo teto de madeira por uma estrutura metálica que pode ter comprometido a estabilidade do prédio. Não teria sido feita contenção adequada das paredes, o que pode ter provocado a queda. A perícia técnica foi acionada para apurar as causas do desabamento.
A população está um tanto dividida em relação ao incidente. Um morador disse que foi castigo divino pela obra ter sido mal feita, sem obedecer critérios e avaliação profissional de engenharia. Outros, no entanto acham que foi um milagre o desabamento ter ocorrido em horário que não havia celebração, que iria acontecer uma hora após. Também foi "milagre" o sacristão ter saído do local instante antes do acidente.
O prefeito de Porto, Aloísio Vaz (PT), comentou o desabamento da igreja em suas redes sociais e afirmou que irá se unir à comunidade e à paróquia para viabilizar a reconstrução do templo.