Cidade

DIREITO À MORADIA

Famílias da ocupação Clóvis Moura terão casas construídas pelo Minha Casa Minha Vida

As 40 famílias da ocupação em Teresina garantiram moradia após reunião com órgãos federais e estaduais

Da Redação

Quarta - 10/09/2025 às 16:43



Foto: Internet MLB e famílias em reunião com secretarias e Caixa Econômica
MLB e famílias em reunião com secretarias e Caixa Econômica

As 40 famílias da ocupação "Clóvis Moura", organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), firmaram compromisso com Governo do Estado para garantir a viabilização de imóveis ou terrenos que possibilitem a construção de moradias em Teresina.

As famílias tinham ocupado o prédio abandonado no centro da cidade, localizado na Rua Olavo Bilac, 1148, ao lado da Praça Saraiva. O imóvel, que pertence à Universidade Federal do Piauí (UFPI), estava vazio há muitos anos e abrigou no passado a antiga Faculdade de Filosofia.

A reunião, organizada pela Secretaria de Relações Sociais (Seres), contou com a presença da Secretaria de Estado da Agência de Desenvolvimento (SDE), da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Ao final do encontro, foram definidos encaminhamentos para a implementação do projeto por meio do programa Minha Casa e Minha Vida.

A secretária Núbia Lopes destacou a importância da articulação e do diálogo entre o movimento social e o poder público.

Saímos daqui com o compromisso firmado de, através do Minha Casa Minha Vida, articular um espaço, um imóvel, um terreno do governo do Estado ou das possibilidades para construir moradia para as 40 famílias ocupantes da Clóvis Moura. Isso, sem sombra de dúvidas, é um avanço importantíssimo, uma reafirmação de que com lutas se conquista, e com luta organizada e diálogo com os agentes que discutem e encaminham a pauta habitacional, é possível avançar.

A secretária ressaltou ainda a relevância pedagógica da pauta habitacional. “Garantir o direito à moradia das famílias da ocupação Clóvis Moura é uma vitória do movimento social, fruto de uma escuta, de construção de pontes e de resultados positivos. É também pedagógico pautar o direito à moradia popular, mostrando que essa parceria entre sociedade civil e governo melhora a vida de cada pessoa, proporcionando moradias dignas a médio e longo prazo.”

O MLB reforçou a importância da conquista, afirmando que a luta pelo direito à moradia é inseparável da busca por soberania e justiça social. "Não há independência e nem soberania sem o direito à moradia. MLB, essa luta é para valer! Com luta, com garras, a casa sai na marra!"

Veja o vídeo divulgado pelo MLB:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: