
O descarte irregular de lixo ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisca Trindade, no bairro Água Mineral, zona Norte de Teresina, tem gerado indignação entre servidores da saúde e moradores da região. De acordo com relatos da equipe da unidade, que preferiu não se identificar, o acúmulo de lixo já dura semanas. Ainda segundo os profissionais, foram feitas diversas tentativas de contato com a Prefeitura de Teresina e com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Norte, mas nenhuma providência foi tomada até o momento.
A denúncia chegou ao Portal Piauí Hoje por meio de vídeos enviados pelas redes sociais. Nas imagens, é possível ver montanhas de entulho, restos de móveis e até animais mortos, o que tem atraído uma grande quantidade de urubus para a área.
Lixão ao lado da UBS na Água Mineral. Na imagem borrada, há um cachorro morto
"Estamos em frente ao posto de saúde da Água Mineral: os urubus, carniça e um lixão, e aqui o posto. Os carros, até os carros ficam fedendo, mesmo fechados. Tinha até geladeira, queimaram a geladeira", relatou uma servidora da UBS em vídeo enviado à redação.
A equipe do Piauí Hoje esteve no local nesta sexta-feira (22) e flagrou, no momento da visita, moradores descartando entulho na área. O forte mau cheiro e a presença constante de urubus impressionam quem passa pela região, que fica exatamente ao lado de uma unidade de saúde que atende diariamente dezenas de pacientes.
O que diz a Sdu Norte
Procurada pelo Piauí Hoje, a SDU Norte ainda não se pronunciou sobre o caso. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Problema na coleta de lixo na Capital
Em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (22), a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) confirmou que está ciente da crise na coleta de lixo em vários bairros da capital e atribuiu o problema ao consórcio Recicle/Aurora, responsável pelo serviço.
Confira a nota na íntegra:
A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) informa que está ciente do grave problema da falta de coleta de lixo em diversos bairros de Teresina, provocada pelo consórcio Recicle/Aurora, e está atuando de forma efetiva para a solução mais breve do problema.
Além das falhas na coleta, a empresa chegou a atrasar pagamentos aos trabalhadores da limpeza e também aos proprietários de caminhões terceirizados, agravando ainda mais a situação. Nos últimos dias, foram identificadas práticas como o desligamento do sistema de GPS dos veículos, numa tentativa de ocultar a real execução do serviço. A alegação atual é de que o Consórcio não teria condição financeira para pagamento de diesel, ainda que todos os pagamentos devidos pela Prefeitura estejam quitados, ou dentro do prazo de análise e quitação. Assim, a ETURB não compreende por que a empresa deixou de abastecer sua frota, prejudicando diretamente a população.
O processo de contratação das empresas que substituirão o Consórcio já foi concluído, entretanto é necessária uma fase de transição correspondente ao tempo de mobilização de equipamentos e contratação de pessoal. Desta forma, a Prefeitura de Teresina encaminhou novo acordo junto ao TRT para permitir o pagamento de cerca de 6 milhões de reais, viabilizando a quitação e despesas imediatas pelo Consórcio e o retorno às atividades, durante tal fase de transição.
Por fim, pedimos humildemente a compreensão dos teresinenses neste momento de transição, com a chegada das novas empresas responsáveis pela limpeza urbana. Temos convicção de que, em breve, Teresina voltará a ser exemplo de organização e limpeza, como já foi em outras gestões do prefeito Sílvio Mendes. Nosso compromisso é devolver à cidade o padrão de qualidade que o cidadão merece.