
A Fundação Monsenhor Chaves (FMC) anunciou que irá digitalizar todo o acervo da revista “Cadernos de Teresina”. A publicação, que circulou de 1986 a 2017, com 42 edições, é considerada uma importante fonte de registro da memória cultural da cidade. Com a digitalização, as revistas ficarão disponíveis online, acessíveis para pesquisa e consulta pública.
O que são os Cadernos de Teresina e por que são importantes?
A revista periódica “Cadernos de Teresina” foi um projeto cultural criado pela FMC para ser um espaço de divulgação da produção artística e intelectual da capital. A publicação, lançada a cada quatro meses, reunia nas suas páginas textos de acadêmicos, escritores, poetas, contistas, além de registros de artistas visuais e fotógrafos.
Segundo Jairo Cezar Sherlock, servidor da Fundação desde a sua criação, a revista era uma ferramenta crucial para a divulgação cultural em uma época com poucos meios de comunicação. As edições foram utilizadas em pesquisas acadêmicas e se tornaram um acervo valioso de depoimentos e histórias de personalidades que ajudaram a construir a identidade cultural de Teresina.
O projeto de digitalização, que será realizado ao longo deste ano, é um gesto de preservação e renascimento, garantindo que o legado da revista continue vivo e acessível para as novas gerações.
Fonte: PMT