Brasil

CONCURSO

Mais de 2 milhões de candidatos participam do concurso unificado com segurança rigorosa

Exame conta com mais de 6 mil vagas em 21 órgãos federais

Da Redação

Sábado - 17/08/2024 às 08:06



Foto: Divulgação Maior concurso dos últimos 20 anos terá 2,5 milhões de candidatos concorrendo
Maior concurso dos últimos 20 anos terá 2,5 milhões de candidatos concorrendo

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como "Enem dos concursos", será realizado neste domingo (18) em 228 cidades brasileiras, marcando um recorde histórico com a participação de mais de 2 milhões de candidatos. Pela primeira vez, uma única seleção reúne mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais, o que exige um robusto esquema de segurança para garantir a integridade do processo.

Entre as medidas de segurança implementadas estão o uso de detectores de pontos eletrônicos, exames grafológicos, coleta de digitais e monitoramento em tempo real por centrais de inteligência, que também foram utilizadas durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Segundo Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CNU, "nosso objetivo é impedir qualquer coisa que possa gerar o cancelamento do concurso. Sabemos que uma situação de fraude é grave".

Cerca de 210 mil agentes, incluindo aplicadores, fiscais, gestores e membros de diversas corporações de segurança, estarão envolvidos na operação. A coordenação será feita pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, em colaboração com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e outras forças nacionais.

Os candidatos enfrentarão um rigoroso controle de segurança, que inclui a coleta de digitais e a exigência de escrever uma frase para comparação grafológica, medidas que serão aplicadas em ambos os turnos de prova. Além disso, para evitar fraudes, os candidatos não poderão levar os cadernos de prova, mas terão direito a duas folhas de anotações, uma por turno, para conferirem suas respostas após a divulgação do gabarito.

O Ministério da Gestão e da Inovação acompanhará o evento a partir de uma “sala de situação” em Brasília, em conexão com o Centro Nacional de Comando e Controle e os 27 Centros Integrados de Comando e Controle distribuídos pelo país. A partir das 20h de domingo, os cadernos de provas serão divulgados, e a programação do concurso seguirá até janeiro de 2025, quando os primeiros candidatos convocados iniciarão seus cursos de formação.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: