SIMBORA!

SIMBORA!

Felipi à vista

A Feira será entre os dias 31 deste mês e 2 de junho, das 10h às 22h, no Riverside Shopping.

Por Wellington Soares

Terça - 09/05/2023 às 12:30



Foto: Mesa redonda confirmada
Mesa redonda confirmada

Não é que vem aí, depois do sucesso de 2022, a 2ª edição da Feira da Literatura Piauiense. Ocorrerá entre os dias 31 deste mês e 2 de junho, das 10h às 22h, no Riverside Shopping. Os homenageados são dois expressivos nomes das nossas letras: Mário Faustino, poeta, tradutor, crítico e jornalista celebrado nacionalmente, e Clara Melo, jovem escritora que desponta como romancista e roteirista. O lema permanece o mesmo – Uma literatura que dá gosto de ler.

Os objetivos da Felipi, que   motivaram o surgimento do evento, são: “valorizar, divulgar e comercializar a produção literária piauiense, com seus respectivos autores, a fim de torná-la mais conhecida e consumida dentro e fora do estado. Além de fortalecer as editoras e livrarias locais”.

Nas mesas-redondas desta edição, destacam-se assuntos que levantam questões instigantes da realidade local. Primeiro, o que falta para a literatura piauiense ser adotada nas escolas e universidades do Estado? Segundo, como anda nossa menosprezada literatura de cordel? Terceiro, alguém se lembra, por acaso, de nossos escritores negros e suas obras? E, por fim, quem dos nossos autores têm se dedicado à temática erótica? Tais respostas ficarão a cargo de convidados de notório saber, bem como da plateia.

Como em toda feira literária que se preza, boa parte da programação focará as crianças, futuros leitores e, quiçá, escritores também. Para tanto, haverá um espaço dedicado somente a elas, batizado de Felipinha, onde a tônica será o lançamento de obras infantis e a contação de histórias: “A bolinha mágica”, “Cabeça de cuia”, “As aventuras de Mily” e “O computador da mente”.

As atrações musicais terão, a exemplo do ano passado, momentos privilegiados ao longo dos três dias. Nos turnos manhã e tarde, nada menos que Flávio Augusto, Amanda Santi, Preto Kedé, Mário MC e Samba no Coreto. À noite, os showzaços de Patrícia Mellodi, As Fulô do Sertão e Validuaté.

Coroando a Felipi, teremos os saraus de Fernanda Paz (Rio ao lado), Elio Ferreira (Roda de poesia & tambores) e João Henrique Vieira (Palavra em torto canto), com seus respectivos poetas convidados. Sem falar ainda de recitais com o Coletivo Piauí Poético e Coletivo Sociedade Piauiense de Poesia.

Afinal, necessitamos de literatura ao lado, parafraseando Mário Faustino, envolvendo a gente, nos abraçando, de forma profunda e livre, como um ser amado e transformador. 

Siga nas redes sociais
Wellington Soares

Wellington Soares

Wellington Soares é professor, escritor e um dos editores da Revestrés. Tem uma longa atuação nas áreas da educação e da cultura no Piauí. Gosta de ouvir música, ver filmes, dormir em rede, ler livros e curtir os dois netos. Sem falar que é torcedor apaixonado do Flamengo.

Compartilhe essa notícia: