Endomarketing: o que é, como elaborar exemplos


ENDOMARKETING

ENDOMARKETING Foto: Imagem: Freepik.com

pHoje em dia, praticamente toda empresa sabe da importância de investir em Marketing para conquistar e manter clientes para o seu negócio. Mas poucas têm conhecimento da diferença que faz investir também no Marketing interno, ou seja, nos seus colaboradores.

Tornar uma equipe de trabalho engajada e comprometida é capaz de gerar resultados muito melhores do que um time que não tem motivação. Essa ação é chamada de Endomarketing e é uma estratégia muito interessante para quem busca diminuir o nível de rotatividade de funcionários na empresa.

Quer conhecer mais sobre essa ferramenta e como aplicar na sua empresa? Acompanhe abaixo.

O QUE É ENDOMARKETING?

O Endomarketing, que também pode ser chamado de Marketing Interno, é uma estratégia focada nos colaboradores. A estratégia visa um bom relacionamento entre os funcionários da instituição, criando uma equipe motivada e diminuindo o índice de turnover (rotatividade de funcionários).

Engana-se quem pensa que os colaboradores não fazem parte da imagem da empresa. Pelo contrário, o fato de que eles estão envolvidos nos processos internos da marca os torna grandes influenciadores.

Para muitos eles são o contato mais próximo entre cliente e empresa, logo, o que eles falarem e opinarem sobre o seu negócio será tido como verdade.

Por isso, a importância de uma estratégia de Endomarketing, não apenas para que sua imagem seja bem vista, mas para que os colaboradores sintam-se parte da empresa e seja um processo mais humanizado.

Quantas marcas famosas você conhece que já ouviu relatos de péssimas experiências de funcionários? Ter um investimento no Marketing Interno é com certeza um diferencial.

COMO FUNCIONA O ENDOMARKETING? 

Para aumentar a satisfação da equipe, as ações aplicadas não são apenas de Marketing. Uma outra parte importante está envolvida: o RH.

As duas partes, o time de marketing e o time de RH precisam trabalhar juntos nessa estratégia para que funcione e obtenha-se resultados reais de um ambiente mais saudável e um relacionamento mais próximo entre os colaboradores e a empresa.

Por que o RH é necessário? Os profissionais dessa área precisam estar atentos às necessidades e problemas a serem resolvidos, utilizando essas questões como oportunidade de transformar as dificuldades em melhorias no ambiente de trabalho.

É ilusão achar que Endomarketing é colocar um recado de parabéns no dia do aniversário dos funcionários. A tarefa é muito maior, desenvolve-se atividades de interação entre colaboradores, treinamentos de capacitação, valorização do desempenho individual e em grupo, entre outras coisas.

O investimento nessas ações torna a sua empresa especial, com um diferencial que te coloca numa posição superior em relação aos concorrentes. Vale a pena, né?

POR QUE UTILIZAR O ENDOMARKETING NA SUA EMPRESA?

Você já viu que adotar a estratégia de Marketing Interno no seu negócio traz um diferencial enorme. Mas além disso, por que investir nessa ferramenta?

Veja algumas vantagens que podem mudar sua empresa:

Colaboradores mais motivados

Quando a empresa se mostra preocupada com os seus colaboradores e aberta a fornecer melhorias, torna os funcionários mais motivados e engajados.

Essa motivação gera benefícios como maior produtividade e maior competitividade visto que estão satisfeitos com seu ambiente de trabalho e querem retribuir de alguma forma.

Maior produtividade

Justamente como citado anteriormente, funcionários que sentem que estão em um ambiente de trabalho mais saudável, consequentemente possuem uma maior produtividade.

O aumento da produtividade e a qualidade da execução do trabalho resultam em benefícios para o negócio.

Humanização da marca

O movimento interno influencia diretamente na imagem da marca externamente. Os colaboradores são influenciadores que estão envolvidos no processo e são o contato cliente-marca.

Quando uma empresa investe no Endomarketing, ou seja, na satisfação e bem estar dos colaboradores, isso torna a marca muito mais humana.

É importante ressaltar que essas ações devem ocorrer com real intenção de melhoria no relacionamento com seus funcionários e não apenas como uma tentativa de limpar a imagem da sua marca.

Redução da rotatividade de funcionários

Quando os colaboradores estão satisfeitos e felizes com o trabalho que executam, a chance de que eles deixem o cargo e busquem por novas empresas diminui.

Um negócio que possui alta rotatividade de funcionários acaba tendo seus resultados atrasados, visto que cada colaborador encaixa uma peça importante dentro do funcionamento final.

Toda vez que um funcionário novo chega, é como voltar ao início do processo. É claro que novas mentes são importantes para as empresas, mas quando o turnover é excessivo acaba causando dificuldades.

Por isso, a importância de manter os funcionários satisfeitos e contentes com seus trabalhos.

Melhor clima organizacional

Com as atividades para melhorar a motivação e o relacionamento dos colaboradores, o ambiente de trabalho se torna um lugar saudável.

Com isso, o clima organizacional também ganha melhorias, sendo muito positivo para toda a empresa, otimizando os resultados de produção e venda.

Retenção de talentos

Ao longo do tempo do profissional na empresa, ele vai adquirindo conhecimentos e se tornando cada vez mais capacitado.

A empresa muitas vezes investe naquele profissional com cursos e capacitação. Se o ambiente interno de trabalho não é favorável há grandes possibilidades daquele talento formado procurar outra oportunidade de emprego, o que resulta em uma perda financeira e organizacional.

Agora, se o profissional se encontra satisfeito, a chance de você reter esse talento no seu negócio por mais tempo aumenta.

COMO APLICAR O ENDOMARKETING DENTRO DAS EMPRESAS?

Quando trabalhamos com gestão de pessoas é sempre uma tarefa delicada, afinal cada colaborador apresenta características e percepções diferentes.

Por isso, é importante um planejamento estratégico antes de elaborar as ações, e nesse caso pode ser um tanto útil solicitar os serviços de uma agência de publicidade em Curitiba. É preciso conhecer as demandas e dificuldades dos funcionários.

Para isso, algumas etapas podem ser seguidas, visando criar um plano de ações mais efetivo. Como por exemplo, a coleta de informações. Nesse momento, o time de RH tem a função de entrar em contato com os colaboradores e descobrir quais são suas reclamações, suas dificuldades e necessidades. Após coletar as informações, é hora de elaborar um plano que cubra essas falhas de comunicação e relacionamento interno.

Separamos algumas dicas que vão te auxiliar a elaborar um plano de ações para um Endomarketing que funcione:

Conheça seus colaboradores

Dependendo do tamanho da empresa, às vezes acaba sendo difícil conhecer todos os funcionários. Mas saber o máximo possível dos colaboradores é importante para desenvolver ações efetivas.

Saiba quantos colaboradores existem, suas principais características e elementos importantes. Eles são seu público-alvo, como em qualquer campanha de Marketing externo que você precisa dos dados de quem quer atingir.

Entenda quais são as expectativas

Visto que, o Marketing Interno é focado nos colaboradores, é essencial compreender quais são as expectativas dos mesmos.

Para isso, o RH deve entrar com uma pesquisa a fim de descobrir quais são as mudanças desejadas pela equipe e não prometer mais do que se pode cumprir.

É importante que fique claro quais são os objetivos da empresa com as ações, para que não gere futuras frustrações.

Crie objetivos

Após conhecer mais sobre os seus colaboradores e quais são suas expectativas, é hora de traçar objetivos que resolvam os principais problemas identificados.

Analise quais as dificuldades em comum dos funcionários e o que pode ser feito para sanar esses empecilhos.

Os objetivos devem ser construídos por meio de metas a serem alcançadas. Dessa forma, é possível aos poucos mensurar os resultados e descobrir a que passo se está de atingir de fato o objetivo final.

Desenvolva indicadores que te possibilitem fazer a mensuração e certificar-se que o plano está indo bem.

Execute o plano

Agora é hora de tirar o plano do papel e colocar em prática!

Organize os dias de atividade, quais atividades serão executadas e quais as formas de comunicar a mensagem necessária. Não deixe para depois, não fique adiando as ações, os resultados virão conforme você executar o plano.

Conforme as ações são realizadas, é possível identificar o que funciona e o que não funciona, ajustando para as próximas atividades.

Análise os resultados 


Após a aplicação do plano de ações de Endomarketing é importante que uma avaliação dos resultados seja realizada.

Avalie se o desempenho da equipe melhorou, se recebeu algum feedback da mudança, se os colaboradores relatam um ambiente mais agradável ou até mesmo resultados de vendas e retorno sobre investimento (ROI). Tudo depende dos objetivos traçados anteriormente, para saber se foram, de fato, concluídos.

Essa fase é essencial para futuros planos, descobrir se o investimento teve o efeito esperado e ajustar possíveis erros.

 

8 ESTRATÉGIAS DE ENDOMARKETING PARA APLICAR NA SUA EMPRESA

Para desenvolver um bom plano de Endomarketing é necessário pensar nas estratégias certas, confira a seguir oito exemplos para aplicar na sua empresa.

Atividades de integração

A integração serve para melhorar o relacionamento dos colaboradores entre si e os fazerem sentir parte importante da empresa.

As ações buscam aumentar a proximidade e a harmonia entre os funcionários, sendo por meio de festas de fim de ano, happy hours, dias temáticos ou outros eventos que promovem a interação entre eles.

Algumas empresas vão além dos tradicionais eventos festivos, identifica-se gostos em comum entre os funcionários e cria-se atividades paralelas para esse grupo de pessoas.

Outra opção também é um grupo de estudos relacionados a temas do trabalho da empresa, ou algo que relembre os valores da marca.

Comunicação interna

 

A comunicação interna é a chave para um ambiente de trabalho saudável. É essencial trabalhar em ações de melhoria nos processos de comunicação entre os colaboradores.

A comunicação interna é o canal de voz entre colaborador e empresa. Uma comunicação falha resulta em problemas logísticos, informações erradas e desentendimentos da equipe.

Um processo eficaz garante aos funcionários a chance de expressar suas opiniões e sugerir melhorias, gerando um diálogo aberto para ambas as partes.

Essas ações de melhoria também colaboram para a satisfação dos funcionários e harmonia na empresa.

Benefícios para os colaboradores

A oferta de benefícios para os colaboradores é provavelmente a ação que mais atrai e agrada. A ação ajuda tanto na satisfação dos funcionários já contratados como na atração de novos profissionais para a empresa.

Os benefícios mais tradicionais são o vale transporte, vale refeição e assistência médica, mas existem outras possibilidades a serem exploradas para aumentar o bem estar dos colaboradores.

Outros exemplos de benefícios são cupons de desconto em barbearias, salões de beleza, cinema, academia, dependendo é claro de uma parceria.

Algumas mudanças na rotina também são possíveis ações como Home Office e horários mais flexíveis. Podendo até ser mais produtivo.

Além disso, algumas empresas trabalham com bonificações para funcionários com melhor desempenho, sendo essa bonificação em aumento percentual de salário, algum bônus, viagens, dentre outras escolhas.

Independente da forma que essa oferta é feita, o interessante é fazer com que o colaborador sinta seu esforço sendo reconhecido.

Treinamentos para os colaboradores

É importante que os colaboradores sejam sempre incentivados a crescerem profissionalmente junto com a empresa. Fornecer treinamentos e palestras motivacionais mostra que a empresa acredita no potencial de seus funcionários e que deseja crescer com eles.

Os treinamentos são uma oportunidade de melhoria tanto para os colaboradores que adquirem novos conhecimentos, quanto para o empregador que fica com funcionários mais capacitados a desenvolverem suas funções e serem mais produtivos.

É ótimo também para a imagem da marca, que fica conhecida como alguém que investe em inovação em todos os processos.

É interessante criar um plano de treinamento e capacitação para fazer anualmente, ou mais vezes no ano, dependendo das necessidades da empresa e dos funcionários.

Faça pesquisa de satisfação

É importante que uma pesquisa de satisfação com os colaboradores seja realizada frequentemente, assim como é feito com os clientes.

Fica a encargo do RH realizar essa função, desenvolver pesquisas que revelem qual o grau de satisfação dos participantes e quais os problemas ainda a serem solucionados.

Fazendo esse tipo de pesquisa é possível responder se os planos de Endomarketing estão funcionando e quais alterações são necessárias.

Mostre reconhecimento ao colaborador


Demonstrar reconhecimento ao colaborador mostra também respeito por seu trabalho e cria um relacionamento mais próximo entre empregador-empregado.

Faça elogios aos serviços bem prestados, agradeça com frequência, torne essas atitudes algo comum dentro do ambiente de trabalho.

Plano de Carreira

A elaboração de um plano de carreira do seu colaborador cria um sentimento de valorização.

Um funcionário que é valorizado e motivado possui um desempenho muito melhor pois já enxergam um crescimento na carreira, mesmo que seja pouco.

Ofereça oportunidades de cargos mais altos para os colaboradores com melhor desempenho. Promova uma competição saudável entre a equipe.

Promova Eventos Comerciais

 

A realização de eventos comerciais envolvendo clientes e profissionais é uma ótima ideia para promover o Endomarketing e mostrar os valores da marca aos clientes.

Além disso, cria uma aproximação entre o cliente e o colaborador, gerando mais confiança para ambas as partes.

Faça premiações dos clientes mais engajados e também da equipe, valorize aqueles que fazem seu negócio funcionar.

Essas são só algumas das várias possibilidades de estratégias a serem utilizadas no Endomarketing a fim de criar um ambiente de trabalho saudável, profissionais motivados e uma empresa com melhores resultados.

É importante compreender que esse investimento é necessário, profissionais capacitados e dedicados fazem toda diferença no desempenho final.

Estude seus colaboradores, elabore objetivos e coloque em prática a sua estratégia ideal!

EXEMPLOS DE MARCAS QUE FAZEM ENDOMARKETING

Agora que você já conhece a importância do Endomarketing, recebeu algumas dicas de como aplicar na sua empresa, vamos ver a seguir alguns exemplos de marcas famosas que utilizam o Marketing Interno para melhorar a relação com os colaboradores.

Fiat

A marca de automóveis Fiat é conhecida por possuir uma estratégia de Endomarketing onde os funcionários são tratados e valorizados da mesma forma que os clientes externos.

A empresa desenvolve algumas ações para que seus colaboradores se sintam parte importante da Fiat. Um exemplo disso é que os funcionários são os primeiros a realizarem test-drive dos veículos novos.

Outras ações de proximidade também acontecem como eventos festivos, trazer os familiares dos colaboradores para mais perto, oferecer festas de aniversário, entre outras.

Além disso, a Fiat possui um sistema de comunicação muito interessante o qual as informações principais são enviadas aos funcionários de forma mais organizada. Há opções de contato direto com a diretoria, pequenos detalhes que facilitam e melhoram a comunicação interna.

Coca-Cola

Em 2016, ano das olimpíadas no Brasil, a Coca-Cola uma das empresas patrocinadoras desenvolveu diversas ações de Endomarketing com os colaboradores envolvidos no evento olímpico.

Em uma das sedes de trabalho, a Coca-Cola criou um andar lúdico decorado com a temática da marca. Visando um ambiente descontraído para que os funcionários tivessem interação e um bom relacionamento.

Além disso, alguns atletas do evento foram chamados para uma roda de conversa com os colaboradores, eles dividiram um pouco de suas experiências e no final ocorreu uma distribuição de brindes.

Por último, uma ação de fotos com uma réplica da tocha olímpica foi disponibilizada para quem curtisse a ideia.

Toyota

Outra famosa marca de automóveis é adepta do Endomarketing, a Toyota. A empresa possui um plano de marketing interno muito bem estruturado e tornando a marca uma referência mundial.

A empresa aposta na criatividade e no potencial da equipe, os funcionários têm liberdade para dar ideias e opinar em projetos.

Além disso, a marca possui um sistema de integração muito interessante. Todo colaborador quando chega na empresa passa por um processo de 5 meses de treinamento, acompanhando a produção dos veículos, aprendendo sobre a cultura organizacional e conhecendo bem os clientes externos, suas necessidades e dificuldades.

BRMALLS

A Brmalls, a maior rede de shoppings centers da América Latina, com unidades em todas as regiões do Brasil, apresenta uma estratégia de Endomarketing com seus colaboradores.

A empresa costuma valorizar o desempenho da equipe, sendo justa na hora da avaliação e priorizando os funcionários com melhores resultados.

Para gerenciar melhor as metas e resultados dos colaboradores, foi desenvolvido um software para acompanhar a performance de cada um. Todos possuem acesso às informações e podem ver em tempo real o desempenho da equipe.

A estratégia além de valorizar o trabalho é criar uma competitividade entre os colaboradores e gerar maior produtividade.

We Do Logos

A We Do Logos uma das maiores empresas de design gráfico do Brasil, é outro exemplo da estratégia de Marketing Interno.

Semelhante a Brmalls, a marca também desenvolveu uma plataforma em parceria com o Slack, para que os colaboradores pudessem ter acesso ao seu desempenho em tempo real.

A ideia da ação é justamente motivar a equipe e aumentar a produtividade.

Golden Cross

A marca Golden Cross, uma empresa de serviços de plano de saúde, destina um investimento enorme ao Endomarketing.

O foco é motivar os colaboradores por meio de recompensas. As premiações podem ser eletrodomésticos, quantias em dinheiro e até reformas na casa do funcionário.

Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa dessas?

Os exemplos citados aqui são apenas alguns de tantas marcas que utilizam o Endomarketing como ferramenta. É importante lembrar que o plano de ações é desenvolvido de acordo com os objetivos de cada empresa.

CUIDADOS AO APLICAR O ENDOMARKETING

Como toda estratégia, o Endomarketing também precisa de alguns cuidados. Estamos trabalhando com pessoas diferentes, a abordagem das ações exige uma certa cautela.

Como mencionado anteriormente, esteja atento às expectativas dos seus colaboradores, para que não haja frustrações.

Alinhe seus objetivos a problemas reais da empresa, não tenha preguiça de pesquisar e levantar informações. De nada adianta uma campanha que visa resolver os problemas errados. Além de perda financeira, desmerece a intenção da marca.

Faça com que a equipe perceba a intenção das atividades, para que não pareça algo forçado. Avise todos os funcionários com antecedência e forneça maior prazo para entrega de seus trabalhos no dia, se for o caso.

E por fim, é interessante que os participantes da diretoria estejam presentes, diminuindo a sensação de hierarquia e aumentando a proximidade dos participantes da empresa.

Agora que você recebeu esse conteúdo, espero que tenha te encorajado a investir nessa estratégia para sua empresa, um bom relacionamento interno fortalece seu negócio também externamente.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: