TECNOLOGIA

Como planejar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Qual é o seu objetivo para desenvolver um plano de marketing de conteúdo?


Redes Sociais

Redes Sociais Foto: Divulgação

Se você está apenas começando com marketing de conteúdo ou já usa a mesma abordagem há algum tempo, nunca é demais revisar seu plano e garantir que ele seja inovador e envolvente para seus clientes e leads.

Aqui, iremos nos aprofundar neste planejamento, por que sua empresa precisa saber quais etapas seguir para criá-la. Desta forma, calce e sua luva de vaqueta, abra seu bloco de notas e venha com a gente.

1. Defina seu objetivo

Qual é o seu objetivo para desenvolver um plano de marketing de conteúdo? Por que quer produzir e criar textos, vídeos, infográficos e outros itens relacionados ao tema? Essa primeira definição é imprescindível para o sucesso da marca.

Conheça seus objetivos antes de qualquer tipo de planejamento e terá mais facilidade em determinar o que é melhor para sua estratégia. Caso contrário, será muito mais difícil conquistar os números que sonha.

Por exemplo, se você possui ou trabalha com uma casa de aposta esportiva como a Bet365 ou a Pixbet você precisa descobrir as dores e necessidades do seu cliente, como a ganhar dinheiro rápido, medo de perder dinheiro online, falta de conhecimento sobre futebol ou qualquer outro evento esportivo. 

2. Conduza uma pesquisa de persona

Para desenvolver uma estratégia de sucesso, precisa definir claramente o público-alvo do seu conteúdo – também conhecido como sua persona do comprador. Isso serve para empresas de setores tão distintos quanto de exaustor centrífugo, material de construção ou qualquer outro.

Isso é especialmente importante para aqueles que estão começando ou são novos no marketing. Ao conhecê-los, você produzirá conteúdos mais relevantes e valiosos e, consequentemente, terá melhores taxas de conversão. 

Se é um profissional de marketing experiente, seu objetivo pode mudar para atingir um novo grupo de pessoas ou expandir seu mercado-alvo atual, não é mesmo? Revisitar os parâmetros realizando pesquisas de mercado a cada ano é crucial para que essa taxa de conversão se expanda.

3. Execute uma auditoria de conteúdo

A maioria das marcas começa com postagens em blogs. Se quiser se aventurar em formatos diferentes, poderá executar uma auditoria de conteúdo, que irá avaliar o que pode fazer sucesso e o que não é vantajoso de escrever. 

Em seguida, use essas informações para informar qual direção seguirá. Isso é tão fundamental quanto um toldo articulado para um restaurante. Além de, é possível realizar seus esforços e os resultados do ano que passou.

Desta forma saberá o que fazer de diferente nos próximos 12 meses. Agora é um ótimo momento para alinhar as metas de sua equipe com as demais metas de sua organização. Seja qual for seu estágio, uma auditoria determinará o que ressoa melhor com seu público, identificando lacunas em seus grupos de tópicos e debatendo novas ideias de conteúdo. 

4. Confira que tipo de conteúdo deseja criar

Há uma variedade de opções disponíveis para conteúdo que você pode criar, desde  textos, como e-books e postagens de blog, passando por conteúdo de áudio, como podcasts, até chegar nos vídeos de plataformas como o YouTube ou o Instagram.

Faça uma breve pesquisa e confira onde seu público-alvo sai com mais frequência. o sucesso de sua estratégia passará por esse pequeno, porém, decisivo caminho.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Próxima notícia

Dê sua opinião: