A alegria e a tristeza


Alegria

Alegria Foto: Divulgação

Como convivermos com esses dois sentimentos totalmente paradoxais diante nossa existência? Realmente, nossa vida é uma repetição quase sucessiva desses dois elementos. A alegria é a pujança de sentimentos altruísticos que toma conta de nossa alma. No conceito bíblico, a alegria é uma determinação do Ser Supremo para seu povo, ao contrário do entendimento terreno não passando de opção de vida para conquistarmos o que há de melhor para suprir as nossas necessidades mais prementes, seja no aspecto espiritual ou na natureza material. Nos evangelhos, sempre vemos repetir essa frase tão profunda: “ alegrai-vos , regozijai-vos e exultai”! A alegria  é um estado de viva satisfação, de júbilo, de prazer, que devemos sempre  perquirir como uma meta primordial em nossa existência !É um estado de extrema satisfação, sentimento de contentamento ou de prazer excessivo, é em suma, a alegria de ser feliz !

Ame seu cachorrinho

A bajulação

A esperança


Mas não podemos viver somente no estado da alegria, os momentos conturbados, as perdas nos esperam , para roubarem as nossas alegrias, cedendo o lugar as TRISTEZAS! De um momento a outro, somos alvejado pelo negativismo, pela perda de nossos vínculos afetivos ou espirituais que nos tornam inertes para enfrentá-los nas provações mais díspares !
Sempre tenhamos em mente, nem a alegria ou a tristeza fazem morada permanente nas nossas vidas , mas como o ladrão que ninguém espera , podem bater as nossas portas ! Na revista de psicanálise clínica temos o conceito da tristeza  como sendo “ um estado de puro descontentamento com a vida. Todas as coisas perdem a cor, a textura e o magnetismo que possuía antes , em suma, é como se uma nuvem ficasse a frente de nossos olhos e bloqueasse qualquer estímulo de vida” .
A tristeza integra as seis emoções básicas dos seres humanos , ao lado do medo, felicidade, repulsa, surpresa e raiva . Está triste, significa uma baixíssima auto estima , com sentimento de solidão ,culpa, cansaço , angústia e dor!


A tristeza quando nos tenta abater e muitas das vezes nos abate , tem que ser enfrentada com altivez, firmeza de propósitos , reforçando o poder de nossa mente , elevando o nosso espírito a fim de não sermos defenestrados pelo poder do mal , vencendo as depressões e angústias reveladas . Em “ Sintomas Espirituais , Alexandre Solnado , nos inspira o seguinte : “ A tristeza e a alegria fazem parte dos opostos emocionais que todos nós experimentamos na terra . Uma , é tão importante quanto a outra . Estas emoções são saudáveis , pois são uma ajuda interna que permite ao Ser Humano , redirecionar as suas escolhas , de modo a optar pelo que se sente feliz”.
O que vem a lume é que a tristeza poderá servir como um chamamento a fim de que possamos com essa situação aflitiva , por a prova a nossa força moral , a fé e também, nossas convicções. Des BRANDÃO DE CARVALHO

Siga nas redes sociais
Desembargador Brandão de Carvalho

Desembargador Brandão de Carvalho

Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho é escritor, membro da Academia de Letras Jurídicas do Piauí e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado.
Próxima notícia

Dê sua opinião: