Crônicas do Brandão

A esperança

O homem sem esperança, é um frasco vazio, é uma nau sem rumo nos mares revoltos

Brandão de Carvalho

Sexta - 19/03/2021 às 15:29



Foto: Divulgação Esperança
Esperança

Ontem a noite, observando de meu leito, janela aberta, gotículas d’água numa chuvinha intermitente caindo sobre um pé de limão extremamente verde , em plena produção , veio-me a mente, pelo chamamento da cor um tanto clorofilado, o verde que simboliza a esperança , este sentimento tão altruístico e nobre, que habita dentro de cada um de nós ! Infeliz do homem desesperançado , que não traça planos , mesmo q pense ser inatingíveis , porquanto a esperança é o liame que liga todas as nossas puras aspirações na trajetória constante de nosso ser existencial.

O homem sem esperança, é um frasco vazio, é uma nau sem rumo nos mares revoltos, é um barco de papel  sobre as correntezas da vida, é um cego espiritual, mesmo quando deficiente de visão, ele desenvolve com mais fortalecimento o caminho que o leva a conquistar a esperança plena ! A esperança está mais na escuridão , do que na claridade , porque ela é algo a conquistar no âmbito de nossas mais profundas dificuldades . 

Lembro-me bem , que o Papa Francisco ( ex cardeal Jeorge  Bergamo) , na visita ao Brasil, proferiu a seguinte frase aos jovens especialmente, sobre a Esperança : “ deveremos seguir três simples posturas : CONSERVAR A ESPERANÇA , DEIXAR-SE SURPREENDER POR DEUS E VIVER NA ALEGRIA”. 

Como poderemos observar, a “ prima facie” Sua Santidade coloca a Esperança em primeiro lugar em suas ponderações . A palavra esperança , no seu paradigma já expressa o sentido de esperar, de obter aquilo que desejamos no decorrer de nossos propósitos de vida .

 A Esperança faz parte das três virtudes teologais  tendo como símbolos , a âncora ou a cor verde,; aquela primeira q colocamos ao mar para sustentação das embarcações , a cor verde , como o símbolo do viço de tudo que se reproduz na mãe natureza ; temos pois , como virtudes teologais , a esperança , a fé e a caridade . 

A âncora , é pois a simbologia da firmeza , que exterioriza todas essas virtudes , toda nossa estabilidade . A esperança nos encoraja um passo à frente, mesmo na incerteza, enfrentamento a angústia e a superação do perigo a concretização da meta perquirida . 

Lembro-me de uma passagem , ou de inúmeras passagens como criança ( quem de nós não lembra?), vendo pousar sobre nós um pequenino inseto 🦟 verde que chamávamos de Esperança ? Nossos pais chamavam-nos atenção de acolhê-los com carinho, porque a sua cor verde nos daria sorte ! Tenho essas lembranças bem intactas no âmago de minhas recordações inapagáveis ! Se encontrássemos morta, era sinal de mal presságio ou de agouro !

 Esses pequenos detalhes da vida, vêm nos atestar como a esperança em termos teologais , é tão importante para nossas vidas ! A esperança  não deve morrer , hoje , como nunca, nestes momentos de tantas mortes, tantas dores, tantas sequelas de ordem psíquica e espiritual , aonde parecemos emparedados como um rebanho preso as alturas de um enorme precipício , olhando as procissões de moribundos nos hospitais e outras tantas aos cemitérios , não esqueçamos da passagem do livro sagrado , Salmos 42.11 que preleciona “ porque você está assim tão triste , ó minha alma !


Porque está assim tão perturbada dentro de mim?
Ponha a sua ESPERANÇA  em Deus !
Pois ainda o louvarei !
Ele é meu salvador e meu DEUS ! Des Brandão de Carvalho

Siga nas redes sociais
Desembargador Brandão de Carvalho

Desembargador Brandão de Carvalho

Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho é escritor, membro da Academia de Letras Jurídicas do Piauí e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado.

Compartilhe essa notícia: