Crônicas do Brandão

A bajulação

Diz um estudioso desse tema “ que o ato de bajular é o de persuadir são tão interligados e importantes

Brandão de Carvalho

Sexta - 19/03/2021 às 09:21



Foto: Divulgação Bajulador
Bajulador

 ... essa palavra adjetiva uma situação um tanto recorrente entre as pessoas de quaisquer níveis que possam integrar no contexto social em que vivem . Para uns , exprime o negativismo da personalidade , através do qual o puxa-saco pretende tirar proveito a todo custo, dos que estão exercendo o poder , ou daqueles economicamente bem sucedidos . O bajulador desce a níveis os mais inferiores possíveis , no sentido de cooptar alguma vantagem que vise conquistar. É também cognominado de babão , cafofa , incensador , lambedor , lambeteiro , escova -botas etc

...Temos muitos bajuladores no nosso meio que ficam à espreita , esperando a hora de atacar com famigerada vontade de conquistar um espaço por meio da adulação ! Diríamos até , que são incontáveis esses tipos de personalidade que para uns é repugnante , para outros uma virtude, por mais paradoxal que seja , porque seria a persuasão , não de pequenos atos isolados tão somente, mas de ações contundentemente específicas , para lograr determinados êxitos ; quando bem sopesada , tornam-se ferramentas indispensáveis dentro do mercado de trabalho.

 Diz um estudioso desse tema “ que o ato de bajular é o de persuadir são tão interligados e importantes que trazem grandes benefícios a sociedade . Saber influenciar pessoas , negociar e causar grandes mudanças em decisões de líderes , é uma das habilidades mais ilustres. Basta verificar que por meio da bajulação pôde-se conseguir o bem ou o mal , fazer eclodir uma guerra ou trazer a paz “ . 

Ao par disso, outros já dizem , que a bajulação é a maior arma dos incompetentes , eu me filiaria a essa corrente , porquanto não consigo ver no bajulador virtude nenhuma , é um aproveitador de momento , para se dá bem em qualquer circunstância ! Kaique Chagas diz a respeito do bajulador : tenha discernimento para entender quem  te honra e quem te bajula . A honra é gerada pela gratidão , a bajulação é gerada pelo interesse . 

No outro polo , temos o destinatário da bajulação , aquele q recebe esses encômios , muitos gostam , valorizam , se sentem importantes face ao puxa- saquismo  direcionado a sua própria pessoa, não deixando de ser falta de personalidade , de dignidade , tornando-se sujeitos passivos da conduta abominadora do adulão ! Fiz essas digressões com os contrapontos que o estudo merece para que se situem no tempo e no espaço, e possam entender ou não, que a bajulação é virtude ou a negação da própria personalidade humana !

Siga nas redes sociais
Desembargador Brandão de Carvalho

Desembargador Brandão de Carvalho

Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho é escritor, membro da Academia de Letras Jurídicas do Piauí e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado.

Compartilhe essa notícia: