Conciso

Conciso

A política e suas consequências

Domingo - 02/07/2017 às 11:07



Foto: Reprodução Congresso Nacional do Brasil
Congresso Nacional do Brasil

Tenho pouca idade para afirmar com veemência mas, fundamentado nos livros de história, acredito que estamos vivendo o pior momento na política do país. Não bastasse a pesquisa divulgando que o brasileiro ficou com mais vergonha, os noticiários e nosso cotidiano laboral nos mostram essa assertiva.

Peguemos o significado de política, segundo o site Significados vem a ser “a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público”.

Isto é, tudo aquilo que fazemos em nossa cidade e está relacionado de certa forma aos nossos interesses é política. E quando temos a visão mais abrangente sobre política tendemos a fazer a chamada “boa política”, com nossos atos voltados não apenas à vontade individual mas ao bem da coletividade.

Quando se vive numa democracia a escolha popular por seus representantes dá-se pelo voto direto. Esses, denominados políticos, em virtude de fazerem (em tese) o trabalho de levar para – não só os que lhe elegeram – todos os bons resultados advindos da boa política exercida.

Por isso reafirmo vivermos o pior momento da política. A começar pelo mesquinho presidente da República. Esse sujeito levará eternamente a pecha de golpista e jáconsiderado para muitos como o pior mandatário a liderar a nação. Sua política é voltada a interesses mesquinhos e nada republicanos, os números mostram como o país está afundando diante de seu comando e suas reformas propostas tendem a piorar ainda mais a situação.

A Câmara dos Deputados é comandada por um cidadão sem pulso firme, com ideias fracas e sequer sabe ao menos a importância do direito dos trabalhadores. Sem falar sua fama de ser marionete do bandido a quem sucedeu. Sem falar nas bancadas lá existente, assistir a qualquer sessão por lá é a garantia de uma minoria poderosa é que vem a ser representada.

O Senado está mais uma casa de Gangster. Irei abster-me de comentar sobre Aécio Neves por motivos óbvios, mas ver um debate de sujeitos da estirpe de Renan Calheiros e Romero Jucá (ambos do PMDB) falando de acordo e para melhorar a vida dos brasileiros, é de causar náuseas até para os mais incautos.

Mas o pior da política vem mesmo do Poder que não deveria agir dessa forma. O judiciário tem o dever de garantir as leis e assegurar os direitos de todos independente da situação. Quando um ministro do STF age de forma que não seja defender a Constituição, essa justiça entra em descrédito; quando esse ministro possui ligações fortes com grupos políticos, tende a criminalizar o judiciário. Saber que Aécio Neves e Rocha Loures foram liberados mesmo diante de provas cabais, revolta é o menor dos sentimentos.

Antes fosse apenas vergonha as consequências dos atos políticos porque, infelizmente, eles nos prejudicam bem. E, atualmente, mais ainda.

Siga nas redes sociais
Joaquim Lourenço

Joaquim Lourenço

Joaquim Lourenço é licenciado em Letras pela Universidade Federal do Piauí e advogado pela FAP Mauricio de Nassau

Compartilhe essa notícia: