Blog do Fábio
Na internet

Alisson Carvalho promove lançamento do livro Boxers

Temas LGBTQIA+ e o autor apresenta algumas vivências de quem vive em estado de sítio


Alisson Carvalho é redator do projeto Geleia Total

Alisson Carvalho é redator do projeto Geleia Total Foto: Divulgação

Resumo

 

Boxers é uma narrativa composta por dez contos. O "boxe chinês", conhecido como kung fu, é a grande linha que costura todos os contos. As histórias trazidas em Boxers se conectam com esta noção visceral de luta e tentam desconstruir alguns estereótipos.

O título e um dos contos faz referência às revoltas ocorridas na China do final do século XIX e começo do sec XX, quando lutadores se organizaram na “Sociedade dos punhos justiceiros e harmoniosos”, mais conhecida como Boxers. Eles lutaram contra as investidas imperialistas do ocidente.

A luta, nesse contexto, mais do que uma reação à invasão de potências estrangeiras, era a briga pela possibilidade de existir conforme os próprios princípios, preceitos e tradição. Mas longe de enaltecer os boxers o autor apresenta algumas vivências de quem vive em estado de sítio. Não existe uma visão maniqueísta sobre esses sujeitos, os rebeldes, que também reagiam de forma violenta, negando tudo que era influência estrangeira de forma violenta.

E o livro também fala sobre afetos e desejos nascidos dentro de alguns ambientes hetero-cis-normativos. Uma realidade que foi se alterando e felizmente hoje em dia está tudo mais leve graças ao esforço e luta contra a homofobia. Contudo, o tema é importante, já que vivemos em uma realidade na qual os temos cerca de 300 mortes violentas LGBTQIA+. Segundo o Grupo Gay da Bahia é 1 morte a cada 26h, 2019.

O que eu pretendo ao abordar essa temática é dizer que o amor não possui regras e essa discussão é colocada de diversas maneiras, inclusive problematizando a estrutura cisheteronormativa e como isso violenta diariamente muitas existências, seja negando, invisibilizando, ou mesmo, violentando literalmente a nossa existência.

A violência desses processos deixa cicatrizes, mas as histórias apresentadas no livro são ressignificadas, apresentando a perspectiva de quem supera muitas dessas violências, ou mesmo como convivemos com elas, claro que sem nunca as naturalizar, pois eu estou vivendo um período que quero ver e falar de situações diversificadas que não sejam só onerosas, mas que causem prazer, desperte risos e faça também refletir.

Processo de escrita

O livro começou a ser escrito em 2007 depois de ter vivenciado alguns anos treinando kung-fu e desde então eu vinha reestruturando-o, revisando, construindo novas perspectivas até que senti que era a hora de publicar.

Então nasceu a versão final do livro, e no ano passado (2019) eu mandei para a editora Penalux e eles decidiram publicar. Eu não esperava, como ninguém esperava, que teríamos uma guerra sanitária e esse lançamento aconteceria nessas condições. Dessa forma o lançamento acontecerá de maneira virtual.

Estrutura física do livro

O livro tem 10 contos ficcionais e 362 páginas. E foi publicado pela editora Penalux. O livro pode ser encontrado tanto no site da editora (https://www.editorapenalux.com.br/loja/boxers) quanto com o autor (https://api.whatsapp.com/send?phone=5586998388890).

Sobre o Autor

Alisson Carvalho é natural de Teresina, Piauí, é Bacharel em Ciências Sociais (2014) pela Universidade Federal do Piauí. Redator do projeto Geleia Total. É autor dos livros “Trinca Vidro” (2020) e Boxers (2020). Participou da Coletânea de Contos Caçuá (2019) e da antologia Afrofuturista "O futuro é Nosso" (2020). E é organizador, ao lado de Paulo Narley, da antologia poética Pele (2020).

Fonte: FOTO / José Ailson Nascimento

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu nos jornais A Folha do Litoral, Correio do Piauí, Diário do Povo, O Dia e Meio Norte. Trabalhou também na TV Timon, TV MN, Rádios Igaraçu de Parnaíba e Jockey FM. Foi responsável por blogs em vários portais. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista TWITTER @fabioteles_ INSTAGRAM @pluralagenciadecomunicacao WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete