Blog do Brandão

Blog do Brandão

Resultado oficial do 1º turno da eleição será divulgado entre 19 e 21 horas de domingo

Unificação do horário de votação vai acelerar o processo de apuração no TSE; confira os horários de votação em cada estado

Por Luiz Brandão

Quinta - 29/09/2022 às 12:32



Foto: Divulgação Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes

O resultado oficial do primeiro turno das eleições de domingo, dia 2 de outubro, deverá ser conhecido até, o mais tardar, às 21 horas. Mas as apurações paralelas feitas pelos comitês do principais candidatos deverão apontar os ganhadores por volta das 19 horas, duas horas  após o início da apuração.

O anúncio oficial do resultado será feito pelo presidente Tribunal Superior Eleitoral -TSE, ministro Alexandre de Morares, na sede do tribunal, em Brasília, com a presença de representantes dos demais poderes e das equipes de observadores nacionais e internacionais que estão acompanhando as eleições no Brasil.

Neste ano, o - TSE, unificou os horários de início e de encerramento da votação em todo o país. As urnas estarão liberadas para os eleitores a partir das 8 horas. Às 17 horas o pleito será encerrado.

Nas eleições presidenciais de anos antetiores, moradores de localidades que seguem o horário de Brasília se acostumaram a esperar por duas horas até a divulgação dos primeiros dados da apuração da eleição presidencial, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aguardava o fechamento das urnas no Acre, estado mais a oeste do país, e com fuso horário com duas horas de diferença para a capital federal.

Mas neste ano a situação vai mudar. Por uma determinação do próprio TSE, as zonas eleitorais serão abertas e fechadas ao mesmo tempo em todo o Brasil, independentemente do fuso local. Ou seja: a divulgação dos resultados começará logo após as 17h (de Brasília) já no dia da votação, seja no primeiro, seja no eventual segundo turno.

Com a Resolução TSE nº 23.669, ficou determinado que todo o país votará das 8h às 17h pelo horário da capital federal no próximo dia 2 de outubro e, se necessário, também no dia 30 do mesmo mês. Assim, moradores de localidades que estão em outros fusos horários devem ficar atentos para que não cheguem cedo demais ou até percam a hora de depositar os votos.

Confira os horários de votação em cada região do país, de acordo com os horários locais:

- Arquipélago de Fernando de Noronha: das 9h às 18h;

- Estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul; estados de Amapá, Goiás, Pará e Tocantins, além do Distrito Federal: 8h às 17h;

- Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e parte leste do Amazonas (cidades que seguem o fuso de Manaus): das 7h às 16h;

- Acre e parte oeste do Amazonas (cidades de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini e São Paulo de Olivença): das 6h às 15h.

A unificação do início e do fim do horário de votação permitirá a divulgação da apuração à medida que o TSE for apurando os dados. A divulgação era feita após o recolhimento dos votos do Acre para evitar que a publicação dos dados influenciasse pessoas que votavam em localidades com as seções eleitorais ainda abertas.

O TSE lembra, no entanto, que o horário limite em cada localidade é uma referência para a chegada à seção eleitoral. Caso o eleitor esteja na fila no horário previsto para fechamento das urnas ele receberá uma senha e terá seu direito ao voto garantido. Quem chegar após o horário limite, porém, será impedido de votar.

Veja também:

Petistas e aliados estão confiantes na vitória de Rafael Fonteles e Lula no 1º turno

Themístocles já articula chapa com Bárbara do Firmino e Felipe Sampaio para PMT em 2024

Bolsonaristas só pensam em golpe, só vivem de golpe. É da natureza deles

Fonte: TSE

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: