Blog do Brandão

Blog do Brandão

Petistas e aliados estão confiantes na vitória de Rafael Fonteles e Lula no 1º turno

Também contam como certa e com ampla vantagem a vitória de Wellington Dias para o Senado

Por Luiz Brandão

Quinta - 29/09/2022 às 01:21



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Rafael Fonteles e Lula comemoram vitórias nas eleições de 2022
Rafael Fonteles e Lula comemoram vitórias nas eleições de 2022

O Partido dos Trabalhadores e seus aliados no Piaui estão confiantes na vitória dos candidatos Rafael Fonteles (governador), Wellington Dias (senador) e Lula (presidente) no próximo domingo, dia 2 de outubro, quando ocorrerá o primeiro turno das eleições que vão revelar também que serão os novos deputados federais e estaduais.

O presidente do PT no Piauí, deputado João de Deus Sousa, explica que o otimismo é grande entre os petistas e seus aliados porque todas as pesquisas de intenções de votos mais recentes e de institutos diferentes apontam para a vitória do candidato e governador, Rafael Fonteles, já no primeiro turno.

Pesquisa do Instituto Datamax divulgada na segunda-feira (26) apontou essa possibilidade de vitória do petista já no próximo domingo. Nela, Rafael Fonteles aparece com 52,70% dos votos válidos e Sílvio Mendes (União Brasil) teria 44,08%. Isso sem contar com os apoios.

Segundo a pesquisa, se levar em conta o apoio do ex-presidente Lula, Rafael amplia a vantagem sobre Silvio e alcança 57,14% dos votos válidos. O candidato do União Brasil cai para 38,73% com apoio do ministro-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira (Progressistas).

João de Deus diz que o mesmo otimismo ocorre em relação o ex-presidente Lula, porque também todos os institutos de pesquisa apontam o crescimento dele na preferência do eleitorado e a possibilidade real de vencer seu principal opositor, Jair Bolsonaro, logo no primeiro turno.

Na mesma pesquisa do Datamax, o ex-presidente Lula (PT) aparece com ampla vantagem no Piauí na disputa para voltar ao Palácio do Planalto. Segundo o levantamento, ele  teria 75,48% dos votos válidos se a eleição fosse hoje. Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, conta com 16,22%.

O ex-governador Wellington Dias disputa vaga de senador pela segunda vez com grande chance de se eleger novamente Na paralela

Para o presidente do PT, outra vitória quase certa e com ampla maioria sobre os adversários é a do ex-governador Wellington Dias, que disputa vaga ao Senado. Wellington sempre aparece muito a frente dos concorrentes em todas as pesquisas.

Na pesquisa do Instituto Amostragem divulgada há 10 dias, Wellington Dias (PT) liderava com folga a disputa pelo Senado, com 64,88% dos votos válidos, enquanto Joel Rodrigues, seu principal concorrente, aparecia com apenas 29,31% das intenções de voto.

Se eleito, Wellington Dias escreve nova história na política do Piauí: entra para lista de poucos que conseguiram ser eleitos para o Senado em pleitos alternados. Dias foi o primeiro a se eleger quatro vezes governador do Piauí e todas as vezes em primeiro turno.

Mas o deputado João de Deus aponta outros aspectos que mostram a possibilidade da vitória dos petistas. Um, segundo ele, foi a disposição dos candidatos para conquistar os eleitores em todos os municípios. "A campanha foi muito empolgante e pra cima. Mas nada de sapato alto. É muito trabalho até o final da votação", diz o presidente do PT piauiense.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: