A eleição para o Governo do Estado ainda nem aconteceu e já tem político de olho na sucessão municipal de 2024. É o caso da disputa pela Prefeitura de Teresina. De olho na sucessão do prefeito Dr Pessoa, o presidente da Assembleia Legislativa - AL, deputado Themístocles Filho (MDB) teria iniciando conversas com herdeiros do legado eleitoral do saudoso prefeito Firmino Filho para uma aliança com vistas ao pleito municipal.
De acordo com fonte do repórter, a chapa ideal para Themístocles Filho, candidato a vice-governador de Rafael Fonteles (PT), seria formada por Barbara Carvalho, a "Bárbara do Firmino", filha do ex-prefeito e da deputada Lucy Soares, e um dos filhos do presidente da AL, Marco Aurélio ou Felipe Sampaio.
Bárbara Carvalho, a "Barbara do Firmino", é médica, tem 28 anos e é candidata a deputada estadual pelo Progressistas. Ela quer assegura a vaga da mãe, a deputada Lucy Soares, que desistiu de disputar a reeleição.
Marco Aurélio Sampaio é advogado, tem 31 anos e é deputado federal. Foi eleito pelo MDB, mas disputa a reeleição para Câmara Federal pelo PDS. Felipe Sampaio é médico, tem 34 e é candidato a deputado estadual pelo MDB.
Sinais
O profissionalismo político de Themístocles Filho é invejável. E com toda sua experiência, desconversa, claro, quando alguém de fora do núcleo político que ele comanda pergunta sobre o assunto eleição municipal em Teresina.
Mas eles realmente tem demonstrado interesse na Prefeitura de Teresina. Nas reuniões, comícios e entrevistas que tem participado, tem dito que o governo de Rafael Fonteles, do qual será parte, casos sejam eleitos, será também uma "Prefeitura de Teresina".
Pelo legado político e administrativo que deixou em Teresina, o nome do saudoso prefeito Firmino Filho tem sido muito usado, até inescrupulosamente, por aproveitadores e oportunistas políticos na atual campanha eleitoral.