Blog do Brandão

Blog do Brandão

Governador pode decidir ainda hoje por novo lockdown no Piauí para conter a Covid

Nesta quinta-feira (04) termina o prazo de validade do último decreto do governador com medidas adotadas contra as aglomerações e atividades de alto risco de disseminação do vírus

Luiz Brandão

Quarta - 03/03/2021 às 14:23



Foto: Divulgação UTI lotadas com pacientes de Covid-19
UTI lotadas com pacientes de Covid-19

O governador Wellington Dias se reúne nesta quarta-feira (03), às 16h30min, com os membros do COE - Comitê Operacional Especial de Enfrentamento à Covid-19 para decidir sobre novas medidas contra a pandemia. Um novo lockdown geral poderá ser decretado no estado, conforme sugerem especialistas que acompanham a evolução da doença causada pelo novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (04) termina o prazo de validade do último decreto do governador com medidas adotadas contra as aglomerações e atividades de alto risco de disseminação do vírus. Até por isso será necessário um novo decreto com novas medidas para conter a doença.

Do Piauí, só Fábio Abreu votou contra a prisão do bolsonarista Daniel Silveira


Na terça-feira (02), cientistas e pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que estão acompanhando a situação real da pandemia da Covid-19 no Estado, divulgaram uma nota técnica, alertando para a necessidade de medidas mais duras, como o fechamento total (lockdown) das atividades do comércio, da indústria, serviços e das repartições públicas para conter o avanço da doença.

Na nota técnica referente ao Plano de Ação Interinstitucional de Enfrentamento à Covid-19, deixa claro que se não houver medidas mais duras, a rede de saúde entrará em colapso nos próximos dias e que morrerão de Covid-19 no Piauí ao menos 31pessoas por dia.

Segundo o coordenador do Plano de Ação, professor-doutor Emídio Matos, os dados indicam um momento crítico da pandemia da Covid-19 no Brasil e no Estado do Piauí, com reduzida capacidade de testagem (RT-PCR e antígeno), possível aumento no número de subnotificações de casos, redução da capacidade do sistema hospitalar de saúde e com projeções para os próximos meses que implicam urgência na tomada de medidas que reduzam efetivamente a transmissão do vírus.

Sobre as projeções, o professor destaca que, em condições atuais, no ritmo lento de cobertura vacinal e sem medidas restritivas adicionais, o Piauí poderá atingir 4.763 óbitos em 1º de junho, com um pico de 23,29 mortes diárias em 14 de maio. Em um cenário mais dramático, o número de mortes pode chegar a 31 por dia, em junho e cinco mil mortes no total. O cenário mais favorável projeta 7,8 mortes diárias em junho. O professor destaca ainda que novas variantes do vírus podem estar em circulação no Piauí.

“O cenário atual é de pouco isolamento social, ritmo lento de vacinação e pouco uso de máscara de forma correta. O cenário positivo seria de mais vacinação e isolamento e 95% das pessoas usando a máscara de maneira correta. Para maio, a projeção é de picos de 23 mortes no dia 14, se as condições continuarem do jeito que estão”, ressalta o professor.

Em pesquisa no domingo, 28, junto às secretarias de saúde do Brasil, constatou-se que somente três Estados estão com a capacidade de leitos clínicos e de UTIs abaixo de 70%, o que significa que, se o ritmo continuar desta forma, não haverá mais como transferir pacientes de um Estado para o outro, pois todos estarão em colapso.

“O que percebemos hoje é que após a primeira semana de fevereiro, a taxa de hospitalização tem sido maior que a taxa média de casos. Isso demonstra que há uma subnotificação, ou seja, as pessoas estão adoecendo, mas os casos não são notificados. O sistema de saúde no interior é ineficiente”, afirma o professor Emídio.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: