A pré-candidatura do professor Edmilson Araújo a prefeito de Esperantina não decolou. Ele não conseguiu atrair os apoios necessários e o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores - PT, naquele município indicou o empresário Máximo José como pré-candido a prefeito.
Desde o início do ano, três nomes estavam postos como pré-candidatos a prefeito de Esperantina pelo PT. Como havia necessidade da definição de um nome, o Diretório Estadual - DE, do PT decidiu que cabia ao Diretório Municipal de Esperantina escolher o candidato", explica Gil Kairós, secretário de Formação Política do DE do PT.
Neste domingo (21) o Diretório do PT de Esperantina - DM, realizou um encontro com seus dirigentes, filiados e militantes e escolheu o empresário Máximo José por ampla maioria e apenas um voto contrário. Também ficou definida uma chapa com 18 pré-candidatos a vereador.
O secretário Gil Kairós informou que participou do encontro como delegado do Diretório Estadual para acompanhar a decisão do Diretório Municipal porque os recursos impetrados pelo professor Edmilson Araújo junto à instância estadual do partido se esgotaram. "O Diretório Estadual foi apenas referendar o que o Diretório Municipal decidiu", disse Gil Kairós.
Mas a indicação do empresário Máximo José como pré-candidato do PT a prefeito de Esperantina não foi assim tão pacífica. À tarde, o professor Edmilson Araújo divulgou um vídeo em grupos de petistas, afirmando que houve manobra do Diretório Municipal, porque, segundo ele, cerca de 30 a 35 filiados não puderam votar e escolher o candidato.
O empresário Máximo José tem apoio de importantes lideranças políticas de Esperantina, entre elas a ex-prefeita Vilma Amorim e o ex-prefeito Chico Antônio. O professor Edmilson Araújo deverá concorrer ao cargo de vereador pela sexta vez. Nas outras cinco que disputou não conseguiu se eleger.
A disputa em Esperantina vai ser dura. Os petistas e seus aliados vão disputar com a prefeita Ivanária Sampaio (MDB), esposa do vice-governador Themístocles Filho. Apesar de contar com toda estrutura da Prefeitura e o poder político do grupo dela, Ivanária não terá um pleito fácil.
Sobre o município
Esperantina é um dos mais importantes município do Norte do Piauí. Está situado na microrregião do Baixo Parnaíba, na margem esquerda do Rio Longá. O município é um dos mais antigos do Norte do estado. Foi fundado em 1922 e vai completar 102 de emancipação politica em 28 de setembro.
Esperantina tem como principal potencialidade econômica a agricultura (tradicional e irrigada), a agropecuária, a extração vegetal, a indústria de confecções e comércio. Tem como limites os municípios de Morro do Chapéu, Joaquim Pires, Barras, Batalha, São João do Arraial e Campo Largo. Segundo o Censo de 2022, Esperantina tem 40.970 habitantes.
Cachoeira do Urubu
O município também se destaca como um dos principais pontos turísticos do Piauí, por causa do Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, um verdadeiro tesouro do Piauí. O parque fica entre Esperantina e Batalha, a cerca de 180 km da capital Teresina. É considerado um destino imperdível para os amantes da natureza e do ecoturismo.
De acordo com estudos de órgãos ambientais, o Parque Estadual da Cachoeira do Urubu é um exemplo de como é possível preservar a beleza natural de uma região e, ao mesmo tempo, permitir a visita de turistas. No entanto, é importante ressaltar que é necessário ter cuidado e respeito pelo meio ambiente, já que o local é habitado por diversos animais.
De acordo com dados do ICMbio, o Parque da Cachoeira do Urubu mistura elementos do cerrado, da caatinga e das palmeiras de carnaubais, formando um cenário único e exuberante. É comum encontrar mandacarus, cactos típicos do sertão, e flores do cerrado.
Além da riqueza natural e cultural, o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu oferece infraestrutura de apoio aos turistas é um destino imperdível para quem busca contato com a natureza no Piauí.