Saúde

TEMPO SECO

Umidade do ar chega a 20% no Piauí e aumenta riscos de doenças respiratórias e incêndios

Defesa Civil orienta população sobre cuidados durante esse período de tempo seco

Da Redação

Quarta - 10/09/2025 às 13:33



Foto: Canva A baixa umidade do ar traz vários prejuízos à saúde
A baixa umidade do ar traz vários prejuízos à saúde

A Defesa Civil do Piauí emitiu novo alerta para o período de clima seco no estado. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, índice considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda o mínimo de 60%. A condição aumenta o risco de problemas respiratórios e de pele, além de favorecer a ocorrência de incêndios florestais.

De acordo com Michell Francisco, coordenador do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegrid), os alertas amarelo e laranja abrangem quase todos os municípios piauienses. 

“O alerta amarelo são para quase todos os 224 municípios, com exceção da região litorânea do estado e um alerta laranja para boa parte dos territórios, principalmente na região das Mangabeiras, Serra da Capivara, Alto do Parnaíba, Vales do Rio Piauí e Itaueira, Vales do Rio Canindé e Guaribas”, explica.

Além dessas condições, também está vigente um alerta de ventos costeiros, até esta quinta-feira (10) para a região da planície litorânea. Ainda segundo o Inmet, a previsão é de que o alerta laranja, que indica condição de perigo, siga até as 20h; e o amarelo, perigo potencial, até a quinta-feira (11), às 10h. 

Durante esse período, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, indicando ainda risco à saúde, além de incêndios florestais.

 “É extremamente importante que tomemos alguns cuidados, principalmente com a questão da hidratação, a exposição à radiação solar entre 10h e 16h, e reforçar a atenção com os idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais”, ressalta o coordenador.

Recomendações:

  • Beba bastante água, mesmo se estiver sem sede;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
  • Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele;
  • Use umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama;
  •  Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico;
  •  Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Para respirar melhor:

  • Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de poeira, ácaros e fungos. Na hora da limpeza, prefira pano úmido à vassoura para não levantar pó;
  • Evite ambientes onde há fumaça de cigarro;
  • Não queime lixo nem provoque queimadas.

Fonte: Defesa Civil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: