Saúde

EPIDEMIA

Piauí continua registrando aumento nos casos de dengue e chikungunya, afirma Sesapi

O aumento foi registrado não somente em Teresina, mas em várias cidades do estado

Da Redação

Segunda - 06/06/2022 às 17:02



Foto: Divulgação Mosquito da dengue é causador de três doenças
Mosquito da dengue é causador de três doenças

O Piauí segue em alerta nos números da dengue e chikungunya, nesta segunda-feira (6), a  Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou o resultado do boletim epidemiológico, onde aponta que os casos de dengue cresceram em 765% e os de chikungunya 5.417%.

Segundo relatório, os dados são comparados ao mesmo período do ano passado. Em relação ao Zika vírus o estado apresentou redução 15,4% no número de casos notificados.
Em relação aos números da dengue, o boletim epidemiológico mostra um total de 11.766 casos notificados em 195 municípios durante 2022, ao passo que no mesmo período do ano passado o estado registrou 1.359 casos notificados em 83 municípios. Outro dado alarmante é quanto ao número de óbito, enquanto em 2021 não foi registrado nenhum, em 2022 os sistemas de notificação apresentaram 10 óbitos confirmados por dengue no estado.

Novo Santo Antônio; Antônio Almeida; Patos do Piauí; Simplício Mendes e Wall Ferraz são os cinco municípios piauienses, que na 21° semana epidemiológica, apresentaram as maiores incidências de casos de dengue por 100 mil habitantes.

No que é referente aos números de chikungunya no estado, o boletim aponta que na 21° semana epidemiológica foram notificados 4.359 casos em 114 municípios, enquanto que em 2021 foram 79 notificações em 20 municípios. 

O Secretário de Estado da Saúde clama pelo apoio da população no enfrentamento ao mosquito. “A literatura e as fiscalizações mostram que mais de 80% dos criadouros detectados estão localizados em ambientes domésticos. Precisamos que a população trabalhe junto da Sesapi e de nossos municípios para que ocorra uma redução nos casos notificados. Somente com esse trabalho em conjunto poderemos vencer o mosquito Aedes e consequentemente  a dengue e a chikungunya”, pontuou o secretário.

Morte de adolescente em Jaicós está sendo investigada

Um jovem de 14 anos morreu nesta sexta-feira (3),  vítima de Chikungunya na cidade de Jaicós, no Piauí. O caso ganhou repercussão na cidade que ficou comivida com a morte precoce do rapaz. Ele morava na comunidade de Baliza, zona ural da cidade. 

Segundo informações, Kauê contraiu a Chikungunya, onde o caso acabou se agravando, ele teve uma infecção urinária grave e posteriormente uma infecção generalizada. Kauê chegou a ser entubado, mas não resistiu, vindo a óbito hoje.

Segundo a família, o adolescente foi atendido no Hospital Florisa Silva, em Jaicós, no domingo (29), de onde foi encaminhado para o Hospital Regional de Picos, onde estava internado até o momento. Agora o caso será investigado onde uma amostra será enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN).

Bebê de dois anos morre vítima de Covid-19 em Teresina

Quase 50% precisaram ajustar orçamento para não perder plano de saúde

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: