As Linhas de Cuidados para Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) da Rede de Urgências e Emergências (RUE) da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) atenderam aproximadamente 4.392 pacientes em um ano. Esses dados incluem 490 trombólises, um tratamento que utiliza medicamentos para desobstruir vasos sanguíneos, realizado entre setembro de 2023 e esta terça-feira (29).
O cardiologista Benoni Carvalho Júnior, coordenador da Linha de Cuidados do AVC, destacou que há uma rede de atendimento no estado, com uma unidade dedicada a pacientes com sintomas da doença no Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina.
O AVC ocorre quando os vasos que levam sangue ao cérebro ficam entupidos ou se rompem, causando paralisia na área afetada. É mais comum em homens e é uma das principais causas de morte e incapacitação no mundo.
Para marcar o Dia Mundial de Combate ao AVC, a Sesapi realizou uma roda de conversa com servidores e estudantes, para reforçar informações sobre fatores de risco, sintomas, prevenção e tratamento da doença.
O médico alertou sobre a importância da prevenção primária, afirmando que reduzir fatores de risco pode diminuir a incidência do AVC em até 90%. Ele enfatizou que um diagnóstico rápido e tratamento imediato aumentam significativamente as chances de recuperação.
Fonte: CCOM/PI