Saúde

PAC SAÚDE

Governo Lula destina R$ 65 milhões para equipar Unidades Básicas de Saúde no Piauí

Por meio do PAC Saúde 2025, o Ministério da Saúde vai enviar 348 combos de equipamentos para fortalecer a Atenção Primária no estado

Alinny Maria

Terça - 12/08/2025 às 08:35



Foto: Ricardo Stuckert Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O Ministério da Saúde destinou R$ 65 milhões ao Piauí, por meio do PAC Saúde 2025, com o objetivo de equipar e modernizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios do estado. A aplicação dos recursos irá beneficiar pelo menos 3,3 milhões de piauienses. 

Os municípios piauienses serão contemplados com 348 combos de equipamentos destinados às UBSs. Cada combo contará com 18 itens estratégicos, incluindo ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e kits para Telessaúde. A previsão é que as entregas comecem a partir de novembro de 2025.

 A ação integra uma estratégia nacional coordenada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que vai adquirir 180 mil equipamentos para mais de cinco mil municípios brasileiros.

Segundo a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, o Novo PAC Saúde busca modernizar, ampliar o acesso e melhorar a resolutividade do atendimento na porta de entrada do SUS.

 “A aquisição dos 180 mil equipamentos, sendo 10 mil combos, faz parte do maior investimento descentralizado já realizado para as Unidades Básicas de Saúde, e claro, tudo isso para garantir o acesso universal, equânime e integral à saúde em todo o território nacional”, disse.

Confira os equipamentos que serão adquiridos:

  • Eletrocardiógrafo digital para Telessaúde;
  • Doppler vascular portátil;
  • Retinógrafo portátil para telessaúde;
  • Espirômetro digital;
  • Dermatoscópio para Telessaúde;
  • Eletrocautério (bisturi elétrico);
  • Desfibrilador externo automático (DEA);
  • Laser terapêutico de baixa potência;
  • Ultrassom para fisioterapia;
  • Equipamentos de estimulação elétrica;
  • Dinamômetro digital;
  • Balança digital portátil;
  • Tábua de propriocepção;
  • Câmara fria para conservação de vacinas;
  • Fotóforo (foco de luz de cabeça);
  • Cadeira de rodas;
  • Otoscópio digital;
  • Ultrassom portátil de bolso.

Fonte: Ministério da Saúde

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: