Saúde

Além da água: 7 alimentos que contribuem com a hidratação corporal

Nutrientes como vitaminas, gorduras monoinsaturadas, proteínas e antioxidantes ajudam manter pele e organismo saudáveis

Da redação

Sexta - 14/05/2021 às 17:08



Foto: Divulgação Abacate
Abacate

Beber água é a primeira coisa que vem à mente quando se fala em hidratação. Isso porque esse é o elemento mais crítico e importante para a vida humana, já que compõe de 60% a 70% do peso corporal, regula a temperatura interna e é imprescindível para todas as funções orgânicas.

Entretanto, a água não é a única maneira de manter a hidratação do corpo. Existem alimentos que contêm mais de 80% de água em sua composição e podem ser complementares à ingestão de água.

Veja a seguir sugestões de alimentos que contribuem com a hidratação corporal.

  1. Melancia

A melancia é uma das frutas com mais água em sua composição, cerca de 92%, por isso é indicada para auxiliar na hidratação. Também possui vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que são responsáveis por prevenir infecções e combater radicais livres, além de cálcio, ferro e fósforo. Cada 100g de fruta contém 31 calorias.

  1. Morango

Cada 100g de morango contém 92% de água e 30 calorias. Essa é outra excelente opção de alimento para manter a hidratação corporal. O morango contém ácido elágico, responsável por evitar danos celulares, fisetina, um nutriente que contribui com a memória, e fósforo, potássio e magnésio, que mantém o bom funcionamento do sistema nervoso central.

  1. Abacate

O abacate  é um exemplo de alimento que colabora de outra forma com a hidratação corporal. Isso porque não é a água que cumpre esse papel, mas as gorduras monoinsaturadas e a proteína vegetal presentes na fruta.

Também estão presentes no abacate os antioxidantes e a vitamina E, que participam do processo de regeneração das células.

  1. Pepino

Esse é um legume composto principalmente por água. Além disso, é uma fonte de enxofre, substância que é a matéria-prima para a queratina, uma proteína presente na pele, unha e cabelos.

  1. Coco

No caso do coco, são benéficos tanto a água quanto a polpa. O líquido extraído da fruta é um hidratante natural e a polpa contém zinco, mineral que auxilia na regeneração da cútis.

  1. Oleaginosas

Alimentos como amêndoas, nozes e castanhas são alimentos ricos em diversos nutrientes e não é à toa que estão presentes em diversos tipos de dietas, como a hipercalórica e normoproteica, por exemplo. Essas oleaginosas contêm vitamina E, e por isso contribuem para a boa aparência e saúde da pele.

  1. Peixe

O peixe é indicado para a hidratação corporal pois é um alimento rico em ômega-3. Essa gordura é um poderoso antioxidante e auxilia na redução de processos inflamatórios que costumam causar acne na pele.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: