
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza neste sábado (5), a partir das 7h, pelo menos 339 procedimentos com o objetivo de reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação faz parte da 'Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas', iniciativa nacional que tem como meta acelerar o acesso da população a cirurgias eletivas, consultas especializadas e exames.
O mutirão será realizado de forma simultânea em 45 hospitais universitários federais espalhados pelo país. No HU-UFPI, os procedimentos na área cirúrgica terá foco em especialidades como oftalmologia, ortopedia, urologia e cirurgia geral, além da implantação de marcapassos. Serão realizadas 10 cirurgias na área de oftalmologia, quatro em ortopedia, três em urologia, 15 cirurgias geral e cinco implantes de marcapasso.
Estão previstas ainda intervenções em hemodinâmica, como cateterismos e angioplastias, e uma ampla oferta de exames, incluindo ecocardiogramas, mamografias, densitometria óssea, colposcopias, histeroscopias, endoscopias digestivas, colonoscopias e espirometrias.
Também haverá consultas especializadas em cardiologia, psicologia oncológica, nutrição e cirurgia vascular. No âmbito ambulatorial, serão realizadas inserções de DIUs hormonais e pequenas cirurgias dermatológicas.
A proposta é aproveitar ao máximo a infraestrutura do hospital para contribuir com a redução das filas de regulação do município. Diferentemente de um mutirão de portas abertas, a mobilização no HU-UFPI é destinada exclusivamente a pacientes que já estavam na fila de espera do hospital e que foram previamente agendados pela equipe assistencial responsável pela organização.
“Vamos atender pacientes de diversas especialidades, realizando cirurgias, exames e consultas, sempre prezando pela qualidade do atendimento e pela segurança do paciente. Os residentes de medicina e das áreas multiprofissionais, como enfermagem, nutrição e fisioterapia, também estarão envolvidos. Será um dia bastante produtivo, no qual vamos antecipar esses atendimentos para o sábado”, afirma o médico Luís Gustavo Reinaldo, cirurgião e chefe da Divisão Médica do HU-UFPI.
O superintendente do HU-UFPI, André Gonçalves, destaca que há uma grande demanda por procedimentos cirúrgicos, consultas e exames diagnósticos.
"O que estamos buscando é reduzir o tempo de espera nessas filas e ampliar o volume de atendimentos. Por isso, os dias com capacidade ociosa, como os sábados, serão utilizados para realizarmos o maior número possível de procedimentos, sejam eles diagnósticos, terapêuticos ou cirúrgicos, inclusive pequenas cirurgias”,
Em todo o país, os mutirões preveem 9.500 procedimentos, distribuídos entre 1.000 cirurgias, 1.300 consultas e 7.200 exames em diversas especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras. São mais de 2 mil profissionais envolvidos nos procedimentos incluindo residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores e demais especialistas.
Fonte: Com informações do HU-UFPI