
O governador do estado, Rafael Fonteles (PT-PI), solicitou autorização da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para realizar viagem oficial à China e à Alemanha, entre os dias 5 e 14 de setembro deste ano. A matéria segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi.
De acordo com documento enviado pelo governador ao Legislativo, a viagem inclui compromissos oficiais nas cidades de Xiamen e Shenzhen, na China, e em Berlim, na Alemanha. Fonteles explica que a missão oficial tem como finalidade “consolidar parcerias estratégicas e ampliar a articulação institucional e econômica em setores de relevância global”.
Confira o cronograma da viagem
O governador planeja acompanhar a 25ª Feira Internacional de Investimento e Comércio da China, que acontecerá em Xiamen, além de participar de reuniões com lideranças provinciais e empresariais. Em Shenzhen, a missão busca a prospecção de novas oportunidades de cooperação nos setores de tecnologia, inovação e serviços digitais.
Em Berlim, Rafael Fonteles deve encontrar os estudantes piauienses da rede estadual de ensino que estarão em curso de formação no Motion Lab Berlin, como premiação pela vitória no Seduckathon 2025, promovido pela Secretaria Estadual de Educação.