
"Essa vitória representa não só um reconhecimento ao trabalho que temos feito, mas também um novo momento de união e fortalecimento do PT no Piauí", declarou o deputado estadual Fábio Novo ao ser eleito presidente estadual do PT com 83% dos votos, o que representa uma votação histórica no Piauí.
O Processo de Eleição Direta (PED) também registrou participação recorde neste ano, dobrando o número de votantes em relação ao último pleito. Enquanto 11 mil filiados votaram na eleição anterior, este ano mais de 21 mil pessoas foram às urnas em 220 municípios piauienses. Um marco na história do partido no estado.
"Pela primeira vez, vencemos em Teresina e fizemos história com a maior votação já registrada. Agora, nosso compromisso é ainda maior: construir um partido cada vez mais democrático, conectado com a base e preparado para enfrentar os desafios do próximo período", afirmou Fábio Novo.
Das 224 cidades do estado, as eleições foram realizadas em 220. Apenas quatro municípios não participaram do processo: Campo Largo, São Braz do Piauí, São João da Fronteira e Curimatá.
Fábio concorreu com a chapa liderada pelo vereador Dudu Borges, que obteve 16% dos votos. O PED deste ano marcou também a vitória da chapa CNB (Construindo um Novo Brasil), composta pelo parlamentar, que venceu pela primeira vez na capital.
Em Teresina, o vereador João Pereira, do mesmo campo político de Fábio, também venceu a eleição, mas vai disputar o segundo turno com Cícero Magalhães no dia 27 de julho.
Outro destaque foi o desempenho do candidato apoiado pelo PT do Piauí para a presidência nacional do partido, Edinho Silva, que alcançou 77% dos votos entre os piauienses.
O resultado oficial da eleição foi formalizado na noite dessa segunda-feira (07), com a entrega das atas por João de Deus, atual presidente estadual do PT, aos candidatos Dudu, Nayara Costa e Fábio Novo.