Política

PRISÃO

Presidente da Conafer é preso em flagrante durante depoimento à CPMI do INSS; vídeo

Durante a oitiva, Lopes negou envolvimento em fraudes nos descontos de aposentados

Da Redação

Terça - 30/09/2025 às 11:49



Foto: Agência Senado Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Conafer
Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Conafer

O presidente da Confederação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas do Brasil (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi preso em flagrante na madrugada desta terça-feira (30), enquanto prestava depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.

Durante a oitiva, Lopes negou envolvimento em fraudes nos descontos de aposentados, afirmando não ter conhecimento sobre detalhes de operações de pessoas e empresas ligadas à entidade, que estão sendo investigadas por supostas irregularidades.


Segundo o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), Lopes teria prestado informações falsas ao colegiado, mesmo após comprometer-se a dizer a verdade. Viana afirmou que a conduta do presidente da Conafer configura crime de falsidade ideológica:

“Ele mentiu deliberadamente à CPMI. Tentou nos convencer de que se tratava de uma operação legal e correta, mas há indícios de lavagem de dinheiro envolvendo recursos dos aposentados”, disse o senador.

O pedido de prisão foi apresentado pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que alegou que Lopes cometeu crime de falso testemunho pelo menos quatro vezes durante a oitiva. O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), informou que solicitará a prisão preventiva do presidente da Conafer ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), alegando risco de fuga e possibilidade de ocultação de valores para ressarcimento aos cofres públicos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: