PROJETO

Praça do Produtor e Cinturão Verde vão fortalecer agricultura familiar em Teresina

A Praça do Produtor, prevista para ser inaugurado no próximo dia 21 de outubro, de acordo com a superintendente Viviane Moura, funcionará como "instrumento de fomento


Franzé Silva

Franzé Silva Foto: Divulgação

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí, Viviane Moura, e o deputado estadual Franzé Silva (PT), se reuniram, nesta quarta-feira (13), com representantes do Emater-PI, Piauí Fomento e Nova Ceasa para tratar sobre a abertura da Praça do Produtor, que funcionará no espaço da Nova Ceasa, em Teresina.

A Praça do Produtor, prevista para ser inaugurado no próximo dia 21 de outubro, de acordo com a superintendente Viviane Moura, funcionará como "instrumento de fomento e produção para fortalecer a agrícola familiar e as famílias que vivem dessa atividade. Será um espaço permanente e, para fortalecê-lo, precisamos fortalecer os produtores".

Rafael Fonteles inaugura obras em Sigefredo Pacheco, Juazeiro e Castelo do Piauí quinta

Washington Bonfim lança seu nome como pré-candidato ao governo do Piauí

Deputados discutem porque as queimadas duplicaram em 2021, no Piauí


O deputado estadual Franzé Silva, que tem a agricultura familiar como umas das suas principais bandeiras de atuação no seu mandato na Assembleia Legislativa, destaca que a ideia é atuar em três frentes: fomento, comercialização e produção, por meio do trabalho conjunto entre Suparc, Emater, Piauí Fomento e Nova Ceasa.

"Vamos fazer o mapeamento dos produtores agrícolas familiares, levantado suas necessidades e capacidade de produção, e, a partir dai, faremos o trabalho de fortalecimento da produção", pontua Franzé, complemetando uma das meta é o "Cinturão Verde, que cai gerar emprego, renda, desenvolvimento social e econômico".

Franzé sugeriu a criação de um banco de projetos, para auxiliar, tecnicamente, os produtores, organizar informações sobre produção e otimizar o andamento das demandas relativas à agricultura familiar. Para tanto, Suparc e o Emater buscarão apoio da Uespi, UFPI, IFPI, Sebrae, nas áreas da Agronomia, Economia e Ciências Contábeis.

Além de a superintendente Viviane Moura e do deputado Franzé Silva, participaram da reunião na Suparc o diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira; coordenador de Operações do Emater, Geyson Coutinho; gerente Projetos Sociais Nova Ceasa, Jorgenei Moraes; e a diretora de Operações da Piauí Fomento, Carlete Freitas.

Fonte: Israelli Rego

Próxima notícia

Dê sua opinião: