Piauí - O futebol continua sendo um importante elemento da cultura brasileira, é o esporte mais popular do mundo e interage com bilhões de pessoas em todo o planeta, responsável por ser um dos principais fenômenos socioculturais, é capaz de influenciar diversos segmentos da sociedade, tais como econômico, político, cultural e social.
Neste sentido, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) vem promovendo no ano de 2023 a primeira Supercopa de Futebol Amador, a competição tem como objetivo, além de destacar a importância e valorização do futebol amador no Estado do Piauí, possui também o princípio de integrar os municípios e melhorar a renda local.
Assim, o presidente da APPM, prefeito Toninho da Caridade, aceitou o desafio de levar a proposta aos municípios com o intuito de fortalecer o esporte e tirar os jovens da criminalidade, tendo prontamente o apoio dos Prefeitos e Secretários Municipais de Esporte.
Além de inovador pretendemos valorizar o esporte e revelar novos talentos. Nesse projeto a gente beneficia o jovem que está ocioso, sem nenhum tipo de perspectiva, movimenta a economia local e aproxima os municípios que vão interagir.” destacou o presidente da APPM.
Dos 224 municípios o campeonato esteve contando com a participação de 146 equipes do interior do estado, o que corresponde a uma aceitação de 65% municípios, sendo dividido em 12 territórios que jogaram em três fases, finalizando a primeira fase a no dia 04 de novembro, com a vitória do município de Paulistana sobre o município de Caridade, se consagrando o campeão do território do Vale do Rio Itaim, encerrando assim o ciclo dos campeões dos territórios.
O Coordenador de Esportes da APPM, Manelão, explica que a segunda fase será de partidas realizadas entres os campeões e vices de cada território, que jogarão entre si, em partidas eliminatórias.
A segunda fase acontecerá nos dias 25, 26 de novembro e nos dias 02 e 03 de dezembro no estádio Lindolfo Monteiro em Teresina-PI. Já as semifinais acontecerão nos dias 16 e 17 de dezembro e a grande final no dia 23 de dezembro, no estádio Albertão, onde também acontecerá uma partida com a presença do governador e equipe que vai jogar contra a seleção dos Prefeitos.
Manelão, destaca ainda que
As expectativas estão sendo bastantes atendidas e o projeto já tem previsão para que continue no próximo ano, então agora vamos esperar o dia 23 para acabar de fechar sentar com o governador que é o nosso patrocinador oficial.
O Coordenador ainda enfatiza a importância dos apoios do João Vicente Claudino e do governo do Estado por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí - Cendfol.
A competição terá premiação R$ 100.000,00 (cem mil reais) que será dividida entre o campeão, vice-campeão, artilheiro e melhor goleiro.
Novo projeto – Seleção
Em mais um projeto de incentivo ao futebol piauiense, a APPM idealiza a formação de uma seleção para disputar o Campeonato Piauiense no ano de 2024, apenas com atletas residentes nos municípios do Piauí.
Esse projeto foi lançado, está na pauta do presidente (Toninho de Caridade) um projeto que ele lançou no projeto de campanha, e nós estamos com a previsão de colocar um time na segunda divisão do campeonato piauiense no próximo ano, estamos começando a engatilhada para poder incentivar essa seleção, será formada só com o atleta dos municípios nenhum atleta de fora ela será formada com apoio das prefeituras” destaca Manelão.
Segundo o Coordenador de Esportes, esse projeto deverá contar com o custeio e suporte dos municípios aos atletas, bem como de seus familiares, proporcionando desta maneira condições para que os atletas possam realizar de forma plena e satisfatória todos os jogos da competição.