
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se pronunciou nesta quinta-feira (3) sobre a detenção da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) por forças israelenses, durante missão humanitária na Faixa de Gaza.
Em publicação nas redes sociais, Wellington Dias expressou solidariedade à parlamentar, que integrava a Flotilha Global Sumud, uma iniciativa internacional voltada ao envio de ajuda humanitária à população palestina.
“Expresso minha solidariedade à deputada federal Luizianne Lins, do Ceará, sequestrada pelas forças israelenses enquanto cumpria missão humanitária na Faixa de Gaza”, declarou o ministro.
Ele também repudiou a ação das autoridades israelenses, classificando-a como uma violação ao direito internacional e às prerrogativas parlamentares.
“Repudio a ação violenta que fere o direito internacional, as prerrogativas parlamentares e a dignidade humana. Luizianne e os demais ativistas estavam em uma iniciativa pacífica de ajuda ao povo palestino e jamais poderiam ser tratados como criminosos”, afirmou.
A Flotilha Global Sumud partiu à Faixa de Gaza, levando suprimentos médicos e apoio humanitário. Informações preliminares indicam que a embarcação foi interceptada por forças navais de Israel, e os integrantes da missão foram detidos.
A assessoria da deputada Luizianne Lins confirmou que ela está entre os detidos e que esforços estão sendo feitos para garantir sua liberação.
Veja as postagens: