
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu nessa segunda-feira (25) a bancada federal do Estado em uma reunião realizada no Salão Nobre da Reitoria. O encontro, iniciado com um café da manhã, contou com a presença da reitora Nadir Nogueira, da Administração Superior da instituição e de parlamentares do Piauí no Congresso Nacional.
Durante a reunião, o deputado federal Merlong Solano (PT) destacou sua ligação com a universidade, onde também atua como professor, e reafirmou o compromisso de garantir recursos para projetos estruturantes.
"Reunião muito boa, em que tomamos conhecimento das dificuldades da UFPI e também dos projetos estratégicos. Esse ano eu já coloquei uma emenda de R$ 2 milhões para a construção de um novo restaurante universitário e assumi o compromisso de continuar este apoio, tanto em relação à emenda individual, quanto em relação à ação do conjunto da bancada em prol de projetos estratégicos de interesse da UFPI", disse o parlamentar.
Entre os projetos estratégicos discutidos, ganharam destaque a instalação de uma usina solar fotovoltaica, que poderá reduzir a atual despesa de energia da UFPI, em torno de R$ 1,2 milhão por mês, liberando recursos para outras áreas e a modernização da infraestrutura de tecnologia da informação (TI), voltada para melhorias em conectividade e gestão acadêmica.
Para Merlong, a união da bancada com a universidade é fundamental para superar os desafios.
"Esse é o espírito. A bancada dialogando com a universidade, tomando conhecimento de suas necessidades e assumindo o compromisso de apoiar a solução".
Também participaram da reunião o senador Marcelo Castro e o deputado federal Francisco Costa.