
O presidente Lula confirmou, na tarde desta segunda-feira (9), que a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) será a próxima ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, após a demissão de Silvio Almeida do cargo, por acusações de assédio sexual.
"Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho", disse Lula, em publicação nas redes sociais.
Após a demissão de Almeida, Esther Dweck assumiu temporariamente o ministério, substituindo Rita Cristina de Oliveira, que pediu demissão em solidariedade ao ex-ministro.
Macaé Evaristo tem uma extensa trajetória na área educacional e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Ela foi secretária municipal de Educação em Belo Horizonte de 2005 a 2012 e posteriormente ocupou posições no Ministério da Educação entre 2013 e 2014. Entre 2015 e 2018, foi secretária de Educação do governo de Minas Gerais. Em 2020, foi eleita vereadora em Belo Horizonte e, em 2022, ascendeu ao cargo de deputada estadual.
Agora, aumenta para 13 o número de pastas sob controle do PT, aumentando a influência do partido no governo.
Matérias relacionadas:
Ministro Silvio Almeida é acusado de assediar sexualmente a ministra Anielle Franco
Lula demite Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania
Ministra Anielle Franco se pronuncia após demissão de Silvio Almeida por assédio sexual
Esther Dweck vai assumir interinamente o cargo de ministra dos Direitos Humanos