
Uma imagem falsa, criada por inteligência artificial (IA), que mostra o Papa Leão XIV fazendo um "L" com a mão, viralizou nas redes sociais, principalmente no Brasil. O gesto que remete apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi compartilhado aos milhões e arrancou a fúria dos adversários e críticos do presidente brasileiro, principalmente os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Por conta da imagem falsa, muitos criticaram e até xingaram o cardeal Robert Francis Prevost, eleito nessa quinta-feira (9) para ser o chefe supremo da Igreja Católica.
A imagem foi compartilhada até por um deputado federal. Fernando Mineiro (PT-RN) compartilhou o post no Instagram, gerando diversas críticas negativas que alegam desrespeito ao papa e à Igreja.
A montagem de imagens com uso de IA virou um febre nas redes sociais. O próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma foto vestido de papa em suas redes sociais. Veja:
Lula pede um papa que defenda a paz, enquanto Bolsonaro pede a defesa da vida e dos valores cristãos
O Papa Leão XIV tem forte atuação no campo social, especialmente por sua ligação com o Peru, onde trabalhou em periferias urbanas. Por isso, foi positivamente avaliado pelo governo Lula, que acredita que Leão continuará o trabalho do Papa Francisco, especialmente em temas como o enfrentamento da crise climática e o apelo por paz em meio aos conflitos internacionais.
Lula, em sua saudação ao novo papa, pediu que ele "dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos".
"Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo", declarou o presidente Brasileiro.
Bolsonaro também enviou seus cumprimentos a Leão XIV, através das redes sociais. Em publicação no Instagram, ele desejou que a missão do santo padre "seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização".