Política

ACOMPANHAMENTO

Franzé vai se encontrar com Ismael Silva para discutir apoio às crianças autistas

Franzé Silva apresentou requerimento para que a Prefeitura de Teresina preste esclarecimentos sobre a falta de acompanhante especializado nas escolas

Dhara Leandro

Segunda - 10/02/2025 às 16:00



Foto: Divulgação/Alepi Deputado estadual Franzé Silva (PT)
Deputado estadual Franzé Silva (PT)

O deputado estadual Franzé Silva (PT) disse, durante a sessão plenária desta segunda-feira (10) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que tem uma reunião marcada com o secretário municipal de Educação de Teresina, Ismael Silva, para discutir o apoio às crianças autistas da capital. O deputado repercutiu o caso de uma criança que não pôde frequentar a escola por não haver Acompanhante Especializado na unidade de ensino.

"O secretário Ismael, prontamente, percebendo a repercussão desse caso, me ligou no domingo pedindo para conversar com as mães", disse.

Franzé disse que está buscando uma reunião com o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, pois tem recebido muitas denúncias de desrespeito às políticas de inclusão.

"Nós temos uma lei federal, uma lei estadual que aprovei nesta Casa, que coloca a obrigatoriedade, não só da escola pública, mas também da escola privada, de ter o acompanhamento terapêutico", afirmou.

Durante a sessão plenária, Franzé Silva ainda apresentou requerimento para que seja encaminhado expediente ao prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, para que a Prefeitura preste esclarecimentos sobre a falta de acompanhante especializado nas escolas da capital.

Entenda o caso

O deputado estadual Franzé Silva repercutiu a denúncia da mãe em suas redes sociais na sexta-feira (7). Segundo ela, o filho autista teria sido dispensado de uma escola da rede municipal de Teresina por falta de um acompanhante especializado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) disse que "não havia recebido qualquer relato oficial prévio sobre o caso".

"Assim que a denúncia foi conhecida por meio das redes sociais, o Secretário Municipal de Educação, Ismael Silva, entrou em contato com o deputado solicitando informações sobre a família. Em seguida, o secretário contatou a família da criança e tomou as providências cabíveis", diz a nota.

Ainda, a secretaria informou que está "tomando as providências necessárias para agilizar a chegada dos profissionais Auxiliares de Apoio à Inclusão (AAI), garantindo que os estudantes que atendem aos critérios estabelecidos recebam o suporte adequado para seu desenvolvimento e bem-estar no ambiente escolar". Enquanto a regularização do envio dos AAI’s está em andamento, a orientação é que as equipes escolares organizem o melhor suporte possível para esses alunos.

Fonte: Com informações da Alepi e PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<