
A posse dos novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marluce Caldas e Carlos Augusto Pires Brandão, na noite desta quinta-feira (04/09), transformou o plenário da Corte em um palco de convergência dos mais altos escalões da República. O evento foi amplamente prestigiado por autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, evidenciando o reconhecimento e a importância dos nomeados.
A solenidade destacou-se pela significativa participação de membros do Supremo Tribunal Federal (STF). Cinco ministros da Corte Suprema marcaram presença: Carmen Lúcia, Cristiano Zanin, Kassio Nunes Marques, Luiz Fux e Alexandre de Moraes, sendo este último muito cumprimentado pelos presentes.
O Poder Executivo foi representado por figuras de peso. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, compareceram ao ato. O federalismo também se fez presente com os governadores Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Rafael Fonteles (Piauí) e o governador de Alagoas.
Na parte de trás da foto estão a minista Carmem Lucia e seus colegas do STF. Luíz Fux, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Cristiano Zanini. Na primeira fila os ex-governadores do Piauí, Hugo Napoleão e Freitas Neto; e os governadores Rafael Fonteles, do Piauí, e Ibanez Rocha, do DF
O ministro Carlos Brandão, em especial, foi amplamente homenageado por uma comitiva de conterrâneos do Piauí. Ao lado do governador Fonteles, estavam os ex-governadores Hugo Napoleão e Freitas Neto, além de deputados federais, estaduais e secretários de estado, que foram expressivamente cumprimentar o novo ministro.
O Legislativo nacional compareceu com sua liderança máxima. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, integraram o seleto grupo de autoridades no plenário.
Secretários e deputados com o governador Rafael Fonteles e o ministro Carlos Brandão A cerimônia foi mais do que um mero protocolo; foi um reconhecimento público da capacidade técnica e da trajetória jurídica ilibada dos novos ministros. Marluce Caldas e Carlos Brandão chegam ao STJ, um dos tribunais mais importantes do país, com notório saber jurídico e compromisso com a Constituição, qualidades essenciais para compor a casa que é responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil.
A presença maciça de tantas autoridades de diferentes poderes e esferas do Estado atesta não apenas o prestígio pessoal dos empossados, mas também a importância do STJ para a estabilidade jurídica e o funcionamento do Estado Democrático de Direito.
Os ministros Wellington Dias e sua esposa, a conselheira do TCE, Rejane Dias, com o ministro Carlos Brandão
