
O ex-vice-governador do Piauí, Francisco Ferreira de Castro, faleceu nesta segunda-feira (15), aos 102 anos. Ao longo da carreira, ele exerceu mandatos como deputado estadual e federal, além de presidir a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF).
Natural de Floriano (PI) e formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Castro ocupou o cargo de vice-governador do Piauí entre 1955 e 1959. Em seguida, foi eleito deputado estadual e, depois, deputado federal. Entre 1967 e 1969, presidiu a OAB-DF. Já entre 1976 e 1978, fundou e comandou o Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF).
Ele também atuou como professor da Universidade de Brasília (UnB) e integrou a Procuradoria-Geral do Distrito Federal, onde se aposentou como subprocurador-geral.
A OAB-DF decretou luto oficial de três dias. “Durante seu mandato na OAB-DF, Francisco foi responsável por implementar iniciativas inovadoras com o objetivo de fortalecer a advocacia, proteger os direitos dos advogados e promover a qualidade dos serviços jurídicos oferecidos à população”, afirmou a entidade.
O IADF também lamentou a morte de seu fundador e declarou luto oficial. “Em reconhecimento à sua distinta e combativa trajetória, o Instituto dos Advogados do Distrito Federal manifesta seus mais profundos sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos”, destacou.
A Alepi também se manifestou por meio de nota de pesar. “Francisco também foi presidente desta Casa entre 1955 e 1959. Reconhecido por sua contribuição à política e à justiça, deixa um legado de ética e serviço público. Nossos sentimentos à família e amigos neste momento de despedida”, diz o texto.