PROPAGANDA ESTEPORÂNEA

Criado novo instituto para gerar pesquisas favoráveis à candidatura de Ciro Nogueira

A divulgação de pesquisas fajutas confunde o eleitor e é uma ameaça ä Democracia


Ciro fez até mensagem de agradecimento pelos números da pesquisa

Ciro fez até mensagem de agradecimento pelos números da pesquisa Foto: Rede sociais do Senador

O Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público e os partidos políticos vão apertar a fiscalização contra pesquisa eleitorais fajutas. Um recém criado "instituto de pesquisa" está fazendo a alegria dos aliados do senador Ciro Nogueira (PP), virtual candidato a governador do Piauí nas eleições de 2022.

O senador tem divulgado uma série de pesquisas cujos resultados indicam o nome dele disparado na frente sobre cenários eleitorais para o governo do Piauí.

Acontece que o Instituto que teria levantado os supostos dados foi criado muito recentemente,  no dia 3 de julho deste ano, sendo, portanto, uma empresa precoce, de pouca experiência no ramo e desconhecida do público, da mídia e dos órgãos de controle.

Consta que o Qualitativa, Instituto De Opinião Pública Eireli, possui matriz do tipo Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (de Natureza Empresária), situada na Rua Senador Teodoro Pacheco,  centro de Teresina. A empresa tem como único sócio Paulo Eduardo da Vera Costa.

Informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, desde que foi criado (03/07/2020), diferentemente de outras empresas, o Qualitativa realizou apenas uma suposta pesquisa na cidade de Marcolândia.

Na pesquisa que o tal Instituto teria realizado em Marcolândia, Ciro aparece, de acordo com os dados, disparado para governador, com uma margem indicativa para a eleição de 2022.

O município de Marcolândia está localizado na microrregião do Alto Médio Canindé, na divisa do Piauí com Pernambuco. Foi criado em 1992 e tem pouco mais de 7 mil habitantes.

Dados públicos extraídos do CNPJ

Número do CNPJ: 37.609.944/0001-70;

Razão Social: Qualitativa Instituto De Opinião Pública Eireli; 

Nome Fantasia: Instituto Qualitativa;

Data de Abertura: 03/07/2020;

Tipo: MATRIZ; 

Situação: ATIVA; 

Natureza Jurídica: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (de Natureza Empresária);

Capital Social: R$ 104.500,00;

Porte da Empresa: ME;

Quantidade de Funcionários: Indeterminada;

Faturamento Presumido: Indeterminado. Quais as formas de contato: Telefone: (86) 3226-1842;

Endereço da empresa - Edifício Palácio do Comércio. Rua Senador Teodoro Pacheco, número: 988; Sexto Andar, Sala 608, no Centro de Teresina - Piaui. CEP: 64.001-060;

Atividade econômica – 7320-3/00 – Pesquisas de mercado e de opinião.

Fonte: TSE

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: