Política

DISCURSO POLÊMICO

Haddad desmente mentiras de Bolsonaro sobre programas sociais: "Todo dia uma mentira nova"

No lançamento do Plano Safra, Fernando Haddad defendeu Lula e criticou anistia a Bolsonaro

Da Redação

Terça - 01/07/2025 às 09:14



Foto: Ministério da Fazenda Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante discurso no lançamento do Plano Safra
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante discurso no lançamento do Plano Safra

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quebrou o protocolo durante seu discurso no lançamento do Plano Safra para a agricultura familiar nessa segunda-feira (30), em Brasília (DF). e respondeu às críticas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e defendeu a aprovação das mudanças do Imposto de Renda.

O chefe da equipe econômica disse logo no início do seu discurso que Jair Bolsonaro sempre foge dos debates e comparou o período em que o presidente Lula (PT) esteve preso em Curitiba, no Paraná com a atual situação de Bolsonaro, que é réu no âmbito das investigações da trama golpista em 2022.

"Esse [Bolsonaro] nem foi julgado ainda e já está pedindo perdão, está pedindo anistia, já está correndo, como sempre corre do debate. Desde 2018, eu estou esperando esse homem para fazer um debate com ele, que está sempre fugindo do debate. Se esconde nas redes sociais e hoje veio, mais uma vez, fazer uma coisa que raramente ele faz: que é mentir, todo dia ele aparece com uma mentira nova", disse Haddad com ironia.

Haddad destacou que Lula nunca pediu anistia e sempre teve a dignidade de pedir justiça.

"O senhor teve a dignidade de falar para todos nós, que tínhamos o privilégio de ter acesso ao senhor, de pedir justiça, pedir para ser julgado com base nas provas que tinham sido apresentadas".

O ministro também aproveitou o momento para desmentir as falas de Bolsonaro em relação aos programas sociais do Governo Lula. O ministro explicou que as recentes alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC) não reduzem o acesso ao benefício, mas ampliam as possibilidades de concessão.

"Todo dia ele aparece com uma mentira nova. Hoje, ele está acusando o senhor [presidente Lula] de cortar benefícios sociais".

Entre as mudanças anunciadas recentemente, estão a exclusão de mais itens do cálculo da renda familiar, o que facilita o acesso ao programa, e o fim do prazo fixo de dois anos para revisão. Agora, os beneficiários podem ser convocados a qualquer momento e poderão ter o pagamento interrompido caso não se enquadrem mais nos critérios.

“Essa mudança é para garantir que quem realmente precisa tenha acesso, e com mais justiça. É falso dizer que houve corte”, afirmou Haddad.

O ministro da Fazenda afirmou ainda que Bolsonaro ficou, durante todo o mandato, sem reajustar a tabela do Imposto de Renda (IR) e teve a "crueldade" de congelar a tabela nos quatro anos que esteve no governo. 

“Quando um trabalhador que teve um aumento apenas pela inflação passa a pagar imposto de renda ganhando a mesma coisa, simplesmente pela crueldade de congelar a tabela”, afirmou 

Veja o vídeo:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: