
O ator Wagner Moura e o cineasta Kleber Mendonça Filho colocaram o cinema brasileiro novamente em evidência no cenário internacional, ambos foram destacados pela tradicional revista Variety como apostas do Brasil para o Oscar de 2026. Conforme divulgado nesta terça-feira (1º), a revista especializada em cinema, Moura surge como possível indicado na categoria de melhor ator, enquanto o longa-metragem O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça, desponta como forte concorrente na disputa por melhor filme internacional.
A lista de previsões, divulgada pela Variety e repercutida pela Folha de S. Paulo, traz, novamente, a força do cinema nacional na próxima temporada de premiações globais. A publicação afirmou que:
Wagner Moura, recém-premiado como melhor ator em Cannes, promete ser uma força em ‘O Agente Secreto’, thriller político brasileiro de Kleber Mendonça Filho.
O filme narra a trajetória de um professor universitário que, após se desentender com um empresário, abandona sua vida em São Paulo e retorna ao Recife, sua cidade natal. Lá, passa a viver com uma nova identidade, escondido por questões de segurança, em um enredo que mistura suspense e crítica política. Ao lado do brasileiro, outros nomes como George Clooney (Jay Kelly), Dwayne Johnson (Coração de Lutador – The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jesse Plemons (Bugonia) figuram entre os favoritos ao Oscar de melhor ator.
Com distribuição da Vitrine Filmes, O Agente Secreto tem estreia nos cinemas brasileiros confirmada para 6 de novembro, como revelou Silvia Cruz, diretora da distribuidora, que também anunciou sessões especiais e antecipadas previstas para setembro e outubro. A produção venceu os prêmios de melhor direção e melhor ator no Festival de Cannes deste ano, consolidando o longa como uma das principais promessas brasileiras para a temporada de premiações.
Wagner Moura, conhecido por seus papéis em sucessos como Tropa de Elite e Narcos, vive um momento de reconhecimento no circuito de grandes festivais, início semelhante ao experimentado por Fernanda Torres no ano passado com Ainda Estou Aqui.
Na lista da Variety, outros títulos cotados para a categoria de melhor filme internacional incluem It Was Just an Accident, Nouvelle Vague, Sirât e Sentimental Value, ampliando a disputa pelo prêmio. Caso a indicação ao Oscar se confirme, será a primeira vez que o ator brasileiro disputará o prêmio mais cobiçado da indústria cinematográfica mundial.
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles -DRT 0002326/PI