Política

Câmara Federal vai debater fraudes na oferta de consignados a idosos

O deputado federal Merlong Solano (PT), que integra as duas comissões, informou que os parlamentares vão debater com diversos órgãos

Da redação

Quinta - 12/05/2022 às 19:27



Foto: Gabriel Paiva Merlong Solano
Merlong Solano

As comissões de Ciência e Tecnologia e dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovaram requerimento para realização de audiência pública a fim de discutir o excesso de ligações telefônicas de bancos privados oferecendo empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Os requerimentos foram aprovados nessa quarta-feira (11).

O deputado federal Merlong Solano (PT), que integra as duas comissões, informou que os parlamentares vão debater com diversos órgãos, inclusive com a Polícia Federal, como os bancos e as instituições financeiras têm acesso aos dados pessoais dos idosos e os diversos tipos de golpes a que essas pessoas são submetidas.

Wellington Dias anuncia formação do Pacto pela Democracia

Economista piauiense é nomeado para cargo na Casa Civil

Agenda de Lula no Piauí abordará a fome e a segurança alimentar da população

"Os bancos e financeiras abusam na hora de fazer as ligações e não são transparentes ao informar as condições de créditos que oferecem como se fosse só vantagens. Precisamos investigar como essas instituições financeiras estão tendo acesso aos dados dos idosos, se estão infringindo a Lei Geral de Proteção de Dados. E vamos tratar especialmente sobre os diversos golpes, as quadrilhas especializadas em lesar idosos. É uma prática lamentável e criminosa que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil", pontuou o parlamentar.

Convidados

Entre os convidados para a audiência pública estão os ministros da Justiça e da Mulher, Família e Direitos Humanos e representantes da Polícia Federal, Anatel, do Sindicato das Telefonias, do Banco Central, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do INSS, do site Reclame Aqui, dentre outros.

Fonte: Celina Honorio

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: