Política

Brasil só tem 22 estados na logo do governo

Considerado conservador por utilizar o lema ?ordem e progresso?, o logotipo do governo Michel Temer

Terça - 17/05/2016 às 14:05



Foto: Reprodução Na logomarca do governo interino de Michel Temer, o Brasil só tem 22 estados
Na logomarca do governo interino de Michel Temer, o Brasil só tem 22 estados
Considerado conservador por utilizar o lema “ordem e progresso”, o logotipo do governo Michel Temer ignora cinco unidades da federação e estampa apenas 22 estrelas, em vez das 27 atuais. A marca escolhida pela equipe do peemedebista se baseia em uma versão desatualizada da bandeira nacional, que vigorou entre 1960 e 1968, ou seja, inclusive na ditadura militar.

O logo deixa de fora o Acre, que passou a aparecer a partir de 1968, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins, que só entraram na versão de 1992, observa a Folha de S.Paulo. Na nova versão, a estrela que representava o extinto estado da Guanabara passou a simbolizar Mato Grosso do Sul, desmembrado em 1979 de Mato Grosso.

A marca repete o lema da bandeira nacional, que virou slogan do governo interino: “Ordem e progresso”. A expressão tem origem no positivismo, escola filosófica e religiosa criada por Auguste Comte (1798-1857).

Em entrevista publicada pela Folha ontem, o publicitário Elsinho Mouco, responsável pela nova identidade visual, disse que o logo foi escolhido pelo filho de sete anos do presidente interino. “Quando entrou na sala, ele olhou e falou ‘que lindo’, com uma expressão de criança mesmo, verdadeira e emocional. Se uma criança gosta, é porque a gente tem algo puro, tem algo bom na mão. Foi o Michelzinho quem escolheu a marca.” A peça, segundo ele, custaria R$ 100 mil se fosse produzida por uma agência de publicidade. O publicitário afirma que fez o trabalho gratuitamente.

O jornal informou que Elsinho não foi localizado para comentar a ausência das cinco estrelas na bandeira. 

Fonte: Congresso em foco

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Gafe federal
<