Política

RETOMADA

Ministros do ​​STF voltam ao plenário para defender Alexandre de Moraes de sanções dos EUA

Sessão de retomada do recesso discute sanções da Lei Magnitsky e posicionamentos da Corte

Da Redação

Sexta - 01/08/2025 às 10:10



Foto: Nelson Jr./SCO/STF O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta sexta-feira (1), às 10h, suas sessões plenárias após o recesso de julho. A abertura dos trabalhos do segundo semestre será marcada por um pronunciamento conjunto em defesa do ministro Alexandre de Moraes, alvo recente de sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky. As declarações dos ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes já estão confirmadas, enquanto se aguarda a manifestação de Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux.

A aplicação da Lei Magnitsky prevê o bloqueio de bens, contas e demais ativos nos EUA, impedimento de viagens ao país e restrições a negócios com empresas americanas. No entanto, a medida tem impacto limitado na prática, já que Moraes não possui bens ou contas nos Estados Unidos e raramente viaja para o país. Esta é a segunda sanção imposta ao ministro pela administração Trump em julho, ele e seus familiares já haviam sido alvo da revogação de vistos pelo Departamento de Estado dos EUA.
A sessão também deve incluir apreciação de três pautas relevantes: um recurso extraordinário relatado por Barroso sobre multa isolada tributária; uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a contribuição sindical compulsória; e outra ADI apresentada pela PGR questionando regras sobre licenças para servidores públicos em Santa Catarina, com relatoria de Nunes Marques.

A retomada dos trabalhos no STF ocorre num momento de clara tensão institucional com os EUA, mas também sinaliza um esforço interno de afirmação da soberania jurídica e reafirmação do compromisso da Corte com a democracia e a Constituição.

Leia mais sobre:

EUA coloca Alexandre de Moraes na lista de violadores de direitos humanos

Senado soma 29 pedidos de impeachment contra Alexandre de Moraes

Estados Unidos anuncia revogação do visto americano de Alexandre de Moraes e 'aliados'

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: