
Uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), abordou a transposição das águas do Rio São Francisco para abastecer 24 municípios piauienses e outros dois na Bahia. O encontro contou com a presença de representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, além de prefeitos, deputados federais e estaduais, e entidades técnicas ligadas à gestão hídrica e desenvolvimento regional.
O estudo apresentado na Alepi, denominado "Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA)", avalia a implantação de um canal de integração que conectaria a bacia do São Francisco às bacias dos rios Piauí e Canindé, ampliando a oferta de água em regiões semiáridas. Ao todo, o projeto poderá beneficiar 26 cidades, sendo 24 no Piauí e 2 na Bahia. Entre os municípios piauienses beneficiados estão São Raimundo Nonato, Paulistana, São João do Piauí, Dom Inocêncio e Jacobina do Piauí. As cidades baianas contempladas são Remanso e Sento Sé.
De acordo com Bruno Cravo, diretor de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração, o estudo é crucial para orientar decisões seguras e eficazes. “Antes de qualquer promessa ou gasto público, é fundamental sabermos qual caminho é tecnicamente viável. O objetivo é encontrar a melhor solução para enfrentar a escassez de água no semiárido piauiense e impulsionar o desenvolvimento local”, explicou.
O deputado estadual Franzé Silva (PT), que propôs a audiência, destacou que o projeto pode encerrar a dependência histórica do envio de carros-pipa às comunidades do sertão. “O sertão do Piauí tem vivido de improvisos, com barreiros e caminhões-pipa. Essa proposta abre a porta para uma mudança estrutural, social e econômica. Vamos ouvir os técnicos, as lideranças e mobilizar toda a sociedade para tirar esse projeto do papel”, afirmou.
Com a apresentação do estudo, novas audiências públicas deverão ser realizadas conforme os estudos avancem. A etapa seguinte será estruturar o projeto para captação de recursos financeiros e execução das obras.
Confira a lista das 24 cidades piauienses que poderão receber água do novo canal:
Alegrete do Piauí
Belém do Piauí
Campo Alegre do Fidalgo
Capitão Gervásio Oliveira
Caridade do Piauí
Coronel José Dias
Curral Novo do Piauí
Dirceu Arcoverde
Dom Inocêncio
Francisco Macedo
Jacobina do Piauí
Lagoa do Barro do Piauí
Massapê do Piauí
Padre Marcos
Patos do Piauí
Paulistana
Queimada Nova
São Francisco de Assis do Piauí
São João do Piauí
São Julião
São Lourenço do Piauí
Simões
Vila Nova do Piauí
São Raimundo Nonato
Fonte: Portal Clube News