Política

Abdoral tem a menor rejeição e venceria com quase 70% dos votos

Nova análise da pesquisa mostra grande distância entre o primeiro e a segunda colocada na disputa em São João do Arraial

Da Redação

Quinta - 18/04/2024 às 01:35



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Abdoral tem o apoio da prefeita Wilma e do deputado Francisco Limma
Abdoral tem o apoio da prefeita Wilma e do deputado Francisco Limma

Se eleições municipais fossem hoje e fossem  contandos apenas os votos válidos, o pré-candidato do PT a prefeito de São João do Arraial, Abdoral Melo da Silva, estaria eleito com 68,25% dos votos, numa disputa direta contra sua principal adversária, Adalgisa Sá Castro, que ficaria com apenas 31,75% da preferência dos eleitores.

Isso é que revela pesquisa realizada pelo Amostragem, um dos institutos de maior credibilidade no Piauí. Os votos válidos definem o resultado das eleições, porque a Justiça Eleitoral descarta os votos brancos e nulos e usa apenas os dados aos candidatos para proclamar os eleitos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de março passado. Foram ouvidas 300 pessoas com idade de 16 anos ou mais. O levantamento foi encomendado pelo Partido dos Trabalhadores - PT, e registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE/PI, sob o número 03719/2024, em 25 de março de 2024.

Espontânea 

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Abdoral aparece em primeiro lugar, com 29,67% da preferência dos eleitores, contra apenas 10,67% das intenções de voto em Adalgisa, que fica em terceiro lugar. Os demais nomes surgidos na pesquisa ficam apenas com 0,33% cada.

Na espontânea, a atual prefeita, Vilma Lima, aperece em segundo lugar, com 13,67% das citações. Vilma não está na disputa porque está em segundo mandato e, pela legislação eleitoral, não pode concorrer a um terceiro mandato ininterrupto. 

Estimulada 

Mas é na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, que Abdoral mostrar ainda mais distância para sua principal concorrente. Na estimulada ele aparece com 61,33% da preferência dos entrevistados enquanto Adalgisa fica com apenas 24,0%, uma diferença de 37,33%.

Ainda na pesquisa estimulada, outros dois nomes apresentados aos entrevistados somaram 3,67% das citações. Não souberam ou não quiseram opinar 5,67% dos ouvidos. Os que votariam em branco ou nulo somaram 2,33% dos entrevistados e 3% disseram não votar em nenhum candidato.

São João do Arraial é um município da Região do Baixo Parnaíba, no Território dos Cocais, no Norte do Piauí. Tem uma população de pouco mais de 7.3 mil habitantes. Limita-se com os municípios de Matias Olímpio, Luzilândia, Esperantina, Campo Largo e Morro do Chapéu.

Abdoral tem a menor rejeição 

O pré-candidato do PT a prefeito de São João do Arraial, Abdoral Melo da Silva, é o que tem o menor índice de rejeição entre os demais nomes que podem disputar as eleições deste ano naquele município. Isso é que revela pesquisa realizada pelo Amostragem, um dos institutos de maior credibilidade no Piauí. 

De acordo com os dados da pesquisa, Abdoral é rejeitado por 8,67% dos estrevistados. Sua principal adversária, a professora Adalgisa Sá Castro, do MDB, aparece com 10,67% de rejeição. O marido dela, Juscelino Augusto Rocha, também do MDB, vem em seguida, com 16,67%. 

O campeão de rejeição, segundo a pesquisa, é Júnior Amorim, também do MDB, com 30,33% de rejeição entre os entrevistados. Não souberam ou não quiseram opinar 16,33% do ouvidos. Brancos e nulos somaram 16,0% do total. Os que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos somam 1,33% dos que opinaram.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de março passado. Foram ouvidas 300 pessoas com idade de 16 anos ou mais. O levantamento foi contratado pelo Partido dos Trabalhadores - PT, e registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE/PI, sob o número 03719/2024, em 25 de março de 2024.

São João do Arraial é um município da Região do Baixo Parnaíba, no Território dos Cocais, no Norte do Piauí. Tem uma população de pouco mais de 7.3 mil habitantes. Limita-se com os municípios de Matias Olímpio, Luzilândia, Esperantina, Campo Largo e Morro do Chapéu.

Fonte: Instituto Amostragem

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: