Ministro do TSE manda retirar do Facebook vídeo de Lula candidato

O pedido foi feito pela campanha de Jair Bolsonaro, candidato do PSL


Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert

Em decisão liminar, o ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Horbach determinou que o Facebook remova quatro postagens em que o PT promovia a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Duas delas estavam no próprio Facebook e duas no Instagram, que pertence ao Facebook. O pedido foi feito pela campanha de Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República.

Na madrugada de 1º de setembro, o TSE terminou o julgamento em que proibiu Lula de ser candidato a presidente e de fazer campanha. Mas peças publicitárias continuaram a ser exibidas promovendo Lula ou sem esclarecer que ele não estava mais na disputa. Era o caso de vídeos publicados nos perfis oficiais de Lula e de seu vice, Fernando Haddad, e que também eram transmitidos na TV.

O também ministro substituto do TSE Luis Felipe Salomão já tinha proibido esses vídeos na TV. Na terça-feira da semana passada, Haddad foi oficializado cabeça de chapa, mas as peças publicitárias continuavam disponíveis nas redes sociais.

"Resta patente, a insistência da coligação representada em promover a pessoa de Luiz Inácio Lula da Silva, apresentando-o, secundado por Fernando Haddad, como figura central em material publicitário da campanha presidencial do respectivo partido político, o que seguramente confunde o eleitor", escreveu o ministro em sua sentença.

A decisão foi tomada na última sexta-feira. Nesta segunda, a peças j

Fonte: O Globo

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: