
Um empresário e um representante comercial foram presos na manhã desta quarta-feira (1º) em Teresina durante a Operação Remédio Amargo, deflagrada pelo Departamento de Repreensão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) com o objetivo de desarticular um esquema de receptação e revenda de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene roubados no Maranhão.
O representante comercial foi identificado como Francisco Machado. O outro preso é Eric Nicolas Castro Silva, dono da rede PopFarma. Ambos são apontados como principais articuladores do esquema.
Segundo as investigações, Francisco Machado atuava como intermediário, sendo responsável por trazer ao Piauí produtos roubados de cargas no Maranhão. Já o empresário preso seria responsável por revender o material ilícito em farmácias da rede PopFarma, em Teresina.
De acordo com o delegado Laércio Evangelista, coordenador do Draco, os produtos foram localizados em duas unidades da rede PopFarma, situadas nos bairros São Joaquim (zona Norte) e Parque Piauí (zona Sul).
Os dois presos deverão responder pelos crimes de associação criminosa e receptação qualificada, modalidade em que os produtos roubados são comercializados de forma estruturada e em maior escala.
A operação também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em farmácias e locais ligados aos suspeitos, tanto no Piauí quanto no Maranhão. A ação contou com apoio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PI) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos que auxiliaram na identificação da origem e circulação dos produtos.
Mais conteúdo sobre:
#rede de farmácias #popfarma #esquema #empresário #representante comercial #presos #Teresina #medicamentos roubados