
Foi preso Leandro da Silva Souza, autor dos disparos que matou o delegado Márcio Mendes. A prisão aconteceu no povoado Bacaba, na casa do pai de Leandro, no início da tarde desta sexta-feira (11). Desde o crime, ocorrido na madrugada de quinta-feira (10), as forças de segurança do Maranhão realizaram buscas intensas, com uso de helicópteros, para capturar o foragido, considerado de alta periculosidade.
Conforme a Polícia Civil do Maranhão, Leandro 'rodou' muito pela mata, mas não conseguiu ir muito longe do local do crime, pois estava cercado. Ainda conforme a fonte ouvida pelo Piauí Hoje, não houve descuido da equipe do delegado Márcio Mendes durante o cumprimento de mandado de prisão. "Não foi despreparo, até o mais treinado morreria. Para você ter uma ideia, um dos policiais baleados é do grupo tático GPE, especializado em atendimento em situações de alto risco e prisão de indivíduos perigosos", revelou.
O crime aconteceu por volta das 4h, no município de São João do Sóter (MA), durante o cumprimento de um mandado de prisão contra Leandro. De acordo com a Polícia Militar, ele reagiu de forma violenta à abordagem, usando uma espingarda para atirar contra a equipe. O delegado Márcio Mendes foi atingido no pescoço e morreu ainda no local. Outros dois investigadores também foram baleados, mas foram socorridos e não correm risco de morte.
Após o confronto, Leandro fugiu armado para uma área de mata fechada próxima à casa onde se escondia. Ele é natural de Joselândia (MA), trabalhava como lavrador e morava sozinho na zona rural de São João do Sóter. Segundo as investigações, o suspeito já tinha antecedentes criminais e era monitorado por envolvimento com tráfico de drogas e roubos.
Leandro fugiu com a arma do delegado e era monitorado por suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e roubo.
O delegado Márcio Mendes foi morto enquanto cumpria mandado de prisão contra Leandro, que usou uma espingarda para confrontar os policiais. Na fuga ele ainda levou a arma do policial assassinado. O suspeito já possuía antecedentes criminais e é considerado de alta periculosidade pelas forças de segurança e estava sendo monitorado por suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e roubo.
Leandro é natural de Joselândia (MA), trabalha como lavrador e mora sozinho em uma casa na zona rural de São João do Sóter.
Márcio Mendes morava em Teresina e deixou dois filhos
O delegado Márcio Mendes, 51 anos, era natural de Fortaleza (CE), mas morava em Teresina há anos, onde vivia com a esposa e dois filhos, de 27 e 19 anos. Mesmo trabalhando no estado vizinho, ele mantinha residência no bairro Ininga, zona Leste da capital piauiense.
Mendes atualmente era o titular do 4º Distrito Policial de Caxias (MA) e era reconhecido no combate ao crime organizado no interior do Maranhão. Também acumulava passagens por outras unidades da Polícia Civil maranhense, como em Trizidela do Vale. Segundo a Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA), ele construiu uma trajetória respeitada na corporação, marcada pelo compromisso com a justiça, pela ética e pela dedicação à segurança pública.
Ele será sepultado no fim da tarde desta sexta-feira (11), no Cemitério Jardim da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina
Notícias relacionadas:
Delegado morto por traficante no Maranhão morava em Teresina e deixa 2 filhos
Polícia intensifica buscas por suspeito de matar delegado de Caxias
Delegado de Caxias é morto e dois policiais baleados durante operação no Maranhão
Saiba quem é o suspeito de matar delegado e ferir dois policiais em operação no Maranhão