Polícia

INVESTIGAÇÃO

Polícia do Maranhão intensifica buscas por suspeito de matar delegado de Caxias

Leandro da Silva Souza tem antecedentes criminais, é considerado de alta periculosidade e estaria sendo monitorado por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas

Da Redação

Quinta - 10/07/2025 às 12:29



Foto: Redes sociais Leandro da Silva Souza é o suspeito de matar o delegado
Leandro da Silva Souza é o suspeito de matar o delegado

As forças de segurança do Maranhão intensificaram, nesta quinta-feira (10), as buscas por Leandro da Silva Souza, suspeito de assassinar o delegado Márcio Mendes Silveira, de 51 anos, titular do 4º Distrito Policial de Caxias (MA), durante o cumprimento de um mandado de prisão no município de São João do Sóter, por volta das 4h da manhã. Outros dois agentes da Polícia Civil também foram baleados, mas não correm risco de morte.

Segundo informações da Polícia Militar, Leandro era o alvo da operação e reagiu com violência à abordagem. Ele teria disparado contra os policiais, atingindo mortalmente o delegado no local. Após o confronto, o suspeito fugiu armado para uma área de mata fechada, nas proximidades da casa onde estava escondido.

Leandro da Silva Souza tem antecedentes criminais, é considerado de alta periculosidade e estaria sendo monitorado por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.

A região do povoado Boa Vista, na zona rural de Caxias e próximo à divisa com Timon, está cercada por equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Centro Tático Aéreo, inteligência, Grupo de Operações Especiais (GOE) e Força Tática. A operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

O delegado Márcio Mendes era lotado na Delegacia Regional de Caxias e era conhecido por sua atuação no combate ao crime organizado no interior do estado.

O caso é investigado pelas delegacias de Caxias e Timon, com apoio da Delegacia de Homicídios, que busca esclarecer os detalhes do crime e reunir provas contra o autor dos disparos.

A SSP-MA divulgou uma nota em que lamenta profundamente o ocorrido, manifesta solidariedade às famílias e colegas das vítimas e afirma que o crime não ficará impune.

Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão manifesta o mais profundo pesar e repudia o covarde e brutal ataque contra a equipe da Polícia Civil de Caxias, ocorrido na manhã desta quinta-feira (10), que resultou na morte do delegado titular do 4º Distrito Policial de Caxias e feriu dois investigadores da instituição.

Informa que todas as forças de segurança estão mobilizadas na região, realizando intensas buscas para localizar e prender o suspeito, com o objetivo de dar uma resposta rápida e firme a esse crime inaceitável.

Foram enviados reforços de São Luís, incluindo equipes da Polícia Civil, setor de Inteligência, Centro Tático Aéreo e forças especializadas da Polícia Militar (Grupo de Operações Especiais - GOE e Força Tática) para o povoado Boa Vista, na zona rural de Caxias, divisa com o município de Timon.

A Secretaria lamenta profundamente o ocorrido, se solidariza com as famílias das vítimas, com toda a Polícia Civil do Maranhão, e reforça que o crime não ficará impune.

O caso está sendo acompanhado pelas Delegacias de Caxias e de Timon, com o apoio da Delegacia de Homicídios, com o objetivo de, o mais rápido possível, dar uma resposta a esse brutal ataque que vitimou fatalmente o delegado titular do 4º Distrito Policial de Caxias e feriu dois investigadores da Polícia Civil do município."

Notícias relacionadas

Delegado de Caxias é morto e dois policiais baleados durante operação no Maranhão

Saiba quem é o suspeito de matar delegado e ferir dois policiais em operação no Maranhão

Fonte: SSP-MA

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: