Economia

DESBUROCRATIZAÇÃO

Piauí é lider nacional em agilidade na abertura de empresas

Presidente da Jucepi destaca avanços com inteligência artificial, contrato padrão e competição saudável entre municípios

Da redação

Sexta - 11/07/2025 às 18:43



Foto: freepik Piauí é líder em inovação tecnológica e desburocratização dos processos de abertura de empresas.
Piauí é líder em inovação tecnológica e desburocratização dos processos de abertura de empresas.

O Piauí segue como referência nacional em agilidade para abertura de empresas, mantendo o primeiro lugar no ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), com tempo médio de apenas 7 horas e 49 minutos para a formalização de um novo negócio. A marca é resultado de investimentos em inovação tecnológica e desburocratização dos processos, aliados a estratégias para estimular a eficiência dos municípios.

Para a presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, a chave do sucesso é não se acomodar diante dos bons resultados. “Nós temos que ter em mente que nada está tão bom que não possa ser mudado, que não possa ser aprimorado, então na junta comercial nós temos essa visão de que mesmo que está bom é necessário que a gente ainda melhore, então com esse pensamento e com essa visão a cada dia a gente busca mais inovação”, destacou.

Presidente da Jucepi - Alzenir Porto 



Um dos exemplos mais recentes é o uso de inteligência artificial para tornar os processos ainda mais rápidos. “Estamos trabalhando já com a inteligência artificial, buscando uma celeridade ainda maior, porque em alguns casos não é em cinco dias, aliás em cinco horas, porque cinco dias já ficou no passado há muito tempo, hoje nós temos cinco horas, batemos o nosso próprio recorde, mas esse que fala-se de cinco horas é aquele que é feito um análise humano, mas temos também o que nós chamamos de contrato padrão, que é automático, e que não chega a dois minutos”, explicou Alzenir.

A presidente reforçou ainda que a Jucepi coordena um ambiente integrado com outros órgãos públicos para garantir que o empreendedor tenha um processo ágil e seguro. “Estamos sempre buscando dentro da possibilidade do Estado, em termos de apresentar novos investimentos, dentro de novos sistemas, para que a gente torne esse ambiente cada vez mais célere, mais seguro e que envolva também outros órgãos. Aqui na Jucepi nós coordenamos esse ambiente de negócio, então todos os órgãos estão envolvidos e a gente tem uma atenção especial a todos eles para que o nosso empreendedor, o nosso empresário, possa ter esse ambiente bem melhorado”, pontuou.

Impacto para o empreendedor

A eficiência conquistada nos últimos anos tem impacto direto na vida dos empresários e no ambiente econômico do estado, já que no momento que o empreendedor tem um serviço eficiente na abertura da sua empresa, esse momento se torna muito importante para ele. “Esse impacto positivo faz com que ele consiga formalizar o negócio mais rápido, fazer suas contratações com mais eficiência e principalmente iniciar suas atividades com um tempo bem mais célere, diferente do que era antes, que passávamos meses para constituir uma empresa e principalmente para juntar aí os laudos, as licenças de alguns órgãos. Então hoje tudo isso está bem rápido e o empresário ganha muito”, explicou a presidente do Jucepi.

Além da estrutura para abertura rápida, Alzenir aconselha os empreendedores a se prepararem para gerir bem o próprio negócio, pois segundo ela. “A chave do sucesso é você conhecer aquele negócio que você está propondo a iniciar, com um conhecimento voltado principalmente para a política de resultado”, alertou.

Um dos pilares para melhorar continuamente os resultados tem sido o Ranking Jucepi de Agilidade, que estimula uma competição saudável entre os municípios piauienses. Alzenir considera o programa um dos mais eficazes já implementados no estado. “Eu acho que poderíamos dizer aí que nesse ano de 2025, quando nós iniciamos, foi um dos programas mais eficientes em termos de resultado”, concluiu.

Com a manutenção da liderança nacional e novas metas para ampliar ainda mais a agilidade e a segurança dos processos, o Piauí consolida sua posição como um exemplo de gestão pública inovadora e voltada para o fortalecimento do ambiente empreendedor.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: