Polícia

GOLPE

Presos 8 acusados de aplicar golpe do "falso parente" em Teresina

As prisões foram realizadas nas cidades de Timon (MA), Goiânia(GO), Senador Canedo (GO) e Aparecida de Goiânia (GO)

Da Redação

Quarta - 26/06/2024 às 09:48



Foto: SSP Mega operação policial no litoral do Piauí
Mega operação policial no litoral do Piauí

Oito pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (26), acusadas de participar do golpe do "falso parente" em Teresina. As prisões foram realizadas nas cidades de Timon (MA), Goiânia(GO), Senador Canedo (GO) e Aparecida de Goiânia (GO). Os golpistas agiam se passando por familiares das vítimas por meio do WhatsApp, usando contas bancárias de laranjas.

Os suspeitos foram identificados pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí (PCPI), após denúncia das vítimas. A ação também conta com o apoio da Diretoria de Inteligência da PCPI, em conjunto com a Polícia Civil de Goiás. As diligências ainda estão em andamento e novas prisões podem ser realizadas.

Como os criminosos agiam?

O suposto parente entra em contato com os familiares da vítima, usando imagem falsa, e informa que está com um número de telefone novo. Em seguida, pede dinheiro emprestado que deve ser enviado por Pix para a conta de um terceiro (laranja).

Cuidados

A polícia orienta que a população não faça transferências suspeitas, sem confirmar a identidade da pessoa que vai receber, e nem que empreste suas contas bancárias para outras pessoas receberem dinheiro, pois esses valores podem ser provenientes de golpe.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: